Personalização e sustentabilidade em alta: 4 tendências para o varejo em 2024

Tendências apontam oportunidades a serem exploradas pelo setor com o uso de tecnologias como IA generativa

Author Photo
1:38 pm - 22 de janeiro de 2024
varejo Imagem: Shutterstock

Consumidores na América Latina esperam cada vez mais experiências de compra personalizadas, aumentando a pressão sobre o varejo. Ao mesmo tempo, aumenta-se a consciência ao redor da sustentabilidade que as marcas afirmam oferecer.

Uma pesquisa realizada pela Adyen identificou que na região, 68% dos entrevistados esperam mais recompensas e experiências personalizadas, sendo que quase metade (48%) gostaria que os comerciantes lembrassem suas preferências e histórico de compras para uma navegação mais individualizada.

O estudo destaca que na América Latina, em particular, as pessoas dão muita importância à personalização das ofertas nos varejistas em quem confiam, influenciando na decisão de compra. As tendências globais reforçam que o futuro é hiperpersonalizado, entretanto, é necessário tomar cuidado com a privacidade e a segurança da informação.

Leia mais: NRF 2024: desafios, inovações e tendências no cenário global do e-commerce

De acordo com outro estudo realizado pela Oracle Retail, 68% dos consumidores retornam às mesmas lojas para compras, sinalizando a necessidade dos varejistas em oferecer experiências modernas sem descuidar dos canais digitais. Da mesma forma, aspectos como a escassez de produtos levaram 90% dos consumidores a explorar outras lojas, um desafio que pode ser facilmente superado graças à tecnologia para uma gestão eficiente de estoque e cadeia de suprimentos.

Na lista a seguir, confira quatro tendências que nortearão o varejo em 2024 observadas pelos especialistas da Oracle.

1. Experiências 100% personalizadas

De acordo com o relatório da Adyen, um dos principais interesses dos consumidores atuais da região é receber uma experiência 100% personalizada como recompensa por sua preferência pela marca. No entanto, a diferença entre as expectativas dos usuários e o quadro real enfrentado pelas empresas varejistas é evidente, pois cerca de 52% das organizações reconhecem dificuldades em categorizar seus clientes de acordo com suas necessidades e apenas 27% utilizam sistemas de gestão de relacionamento (CRM) para melhorar a personalização de seu atendimento. Por outro lado, apenas um quarto das empresas tem bancos de dados centralizados que integram as vendas de todos os canais e apenas 23% conseguem conectar dados de transações online e na loja. A oportunidade de adotar novas tecnologias e não ficar para trás é eminente.

2. Compras convenientes graças ao omnichannel

Em relação ao comportamento do consumidor, 30% dos clientes preferem esperar os descontos chegarem antes de fazer uma compra, enquanto 70% dizem que seriam mais fiéis a um varejista que facilite a compra de itens fora de estoque na loja com a possibilidade de enviá-los diretamente para suas casas, provando que a adaptabilidade omnichannel é a chave para conquistar e fidelizar as pessoas. Agilidade é fundamental.

3. Planejamento inteligente de suprimentos

Por meio da integração de machine learning e Inteligência Artificial, por exemplo, os varejistas podem otimizar seu planejamento de estoque, gerenciar pedidos, receber alertas de eventualidades como alta demanda e inexistência de produtos, além de prever possíveis problemas na cadeia de suprimentos e criar relatórios personalizados com o apoio da IA Gerativa.

4. Compromisso real com práticas sustentáveis

De acordo com o estudo No Planet B da Oracle, 70% das pessoas estariam dispostas a não comprar de uma marca que não leva a sustentabilidade a sério. Portanto, avaliar o desempenho abrangente dos fornecedores para se proteger de possíveis inconvenientes relacionados à cadeia de suprimentos ou medir de forma eficiente e programática as próprias métricas não é apenas desejável, mas necessário.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.