4 tendências que devem estar no radar de toda liderança

Líderes do setor de tecnologia no Brasil apontam mudanças que devem orientar a gestão para garantir o sucesso dos negócios

Author Photo
9:43 am - 10 de agosto de 2023
tendências, liderança, trabalho Imagem: Shutterstock

Em um cenário em constante evolução, é preciso que toda liderança esteja atenta às tendências em tecnologia e novos comportamentos de clientes e consumidores para que os negócios e os profissionais possam se adaptar rapidamente. O avanço da Inteligência Artificial Generativa, representada por ferramentas como o ChatGPT, tem, inegavelmente, atraído os holofotes.

Entretanto, outros desafios igualmente importantes, como o aprimoramento das habilidades comportamentais e o estabelecimento de conexões interpessoais nos contextos de trabalho remoto, ainda persistem, ocupando um espaço significativo entre as preocupações das lideranças.

Diante desse panorama, os líderes de tecnologia no Brasil ressaltam que as empresas e, sobretudo, outras lideranças, precisam não apenas reconhecer, mas também se preparar para os possíveis desdobramentos que essas tendências acarretarão nas suas dinâmicas de trabalho.

Na lista abaixo, líderes do setor apontam as principais tendências que estão catalisando mudanças e devem servir de alertas para outros líderes do mercado.

IA generativa

Sérgio Lopes, cofundador e CEO da Alura, destaca que ferramentas como a IA devem ganhar cada vez mais espaço dentro das estratégias das empresas que querem inovar e otimizar as equipes profissionais. Áreas como Criação de Conteúdo, Marketing, Programação, Vídeos, Vendas, Jurídico e outras, estão descobrindo novas formas de aplicar essa tecnologia nos seus processos.

Leia ainda: Metade dos líderes brasileiros aposta em inovação para crescer receita

“É inegável que as IAs, especialmente a nova onda das IAs generativas de alta qualidade, têm dividido a sociedade entre entusiastas e desesperados. No entanto, é importante entendermos o quanto elas trazem um impacto positivo para o mercado de trabalho, potencializando talentos humanos com uma maior produtividade e velocidade na realização das suas atividades. O recém-intensificado ChatGPT, por exemplo, promoveu ganhos extraordinários a times de diferentes segmentos. Portanto, é imprescindível reconhecer o papel que esse recurso tem, e ainda terá, como aliado dos profissionais. E não apenas os de TI”, diz Lopes.

Liderança que associa projetos e pessoas

Com a crescente valorização do aprendizado em Soft Skills (habilidades comportamentais) junto das Hard Skills (habilidades técnicas), as novas lideranças tendem a demonstrar uma visão que associa projetos a pessoas. Para Alaydes Morais, Diretora de Inovação e Desenvolvimento da Oracle, as empresas estão olhando com mais atenção para a mescla dessas duas abordagens, que exigem competências diferentes para a obtenção de resultados bem-sucedidos em cada contexto.

“Liderar projetos é entregar o que foi proposto com sucesso, como por exemplo utilizando a IA para aprimorar performance e eficácia. Já liderar pessoas requer habilidades que não são tão quantificáveis, como a empatia, que pode ser aprendida e aprimorada com a prática, mas que é difícil de mensurar e comparar de maneira objetiva. São dois lados da mesma moeda, que, se encaixados, geram metas alcançadas com mais rapidez e a construção de relacionamentos motivadores”, afirma.

Desenvolvimento pessoal no trabalho remoto

Empresas que não deixaram o home office e o modelo híbrido de trabalho tem buscado alternativas para fortalecer os vínculos entre os colaboradores e a cultura corporativa. Promover encontros presenciais no momento atual, sem que precisem elevar custos e abrir mão da diversidade cultural que essas modalidades possibilitam são novos desafios.

Aline Rezende, Gerente Sênior de Tecnologia da Matera, destaca que o pós-pandemia mostrou que o contato pessoal no ambiente corporativo é importante, mesmo não sendo mais diário como antigamente. “Sem o contato físico do dia a dia, criar laços com um time que muitas vezes nem abre a câmera é um verdadeiro dilema. Ideias e soluções para questões como essa já estão dando as caras e devem borbulhar nos próximos anos, visando melhorar o aprendizado coletivo dos times e o desenvolvimento pessoal de cada colaborador”, explica.

Engajamento de comunidades

Em meio à digitalização da sociedade e do mercado, as empresas têm buscado melhorar a qualidade de suas experiências para obter sucesso com seus produtos e serviços. Uma via para isso é o engajamento das comunidades que a cercam. Para Jomar Silva Gerente de Relacionamento com Desenvolvedores para a América Latina na NVIDIA, as estratégias relacionadas ao tema continuarão em alta:

“A tecnologia está evoluindo todos os dias, então qualquer negócio só pode inovar nesse cenário se a comunidade ao redor dele for ativa e engajada, principalmente quando o assunto é o segmento de TI. Por exemplo, se uma organização depende de desenvolvedores para que as suas soluções possam ser utilizadas por usuários finais, o alcance e crescimento da companhia apenas irá acontecer se esses especialistas estiverem comprometidos e motivados dentro daquele ambiente”, conclui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.