Notícias

4 perfis de empreendedoras brasileiras que buscam autonomia

Uma parcela das mulheres brasileiras que empreendem no País afirmam que se classificam como “empreendedoras por vocação”, revelou nova pesquisa realizada pela Serasa Experian. De acordo com o estudo, 35% das mulheres brasileiras ouvidas afirmam que “sempre tiveram visão de negócio para identificar oportunidades” e que “foram incentivadas a terem o seu próprio negócio desde cedo”.

O levantamento foi feito para entender quais são os perfis das empreendedoras brasileiras e contou com 534 participantes de todas as regiões do país. Entre as entrevistadas, 25% afirmaram empreender para ter um propósito, enquanto 22% pela vontade de desbravar esse mercado e 18% para ser independente financeiramente. A maioria das mulheres (62%) disseram empreender sozinhas, 30% têm microempresa, 6% empresa de pequeno porte e 1% empresa de médio porte. Os segmentos mais comuns foram “Serviço” (57%), “Comércio varejista” (24%), “Indústria” (4%), “Comércio atacadista” (3%) e “Outro” (12%).

Com base nas respostas da pesquisa, a Serasa Experian criou quatro perfis de empreendedoras brasileiras.

Empreendedoras por vocação

Entre as empreendedoras por vocação, a grande maioria afirma que a autonomia no trabalho é o principal motivador, com 97% destacando o desejo de não trabalhar para os outros e ter um negócio próprio, uma vez que, para elas, é a melhor forma de ganhar dinheiro. A origem da renda de 61% das respondentes identificadas neste perfil é completamente fruto da empresa e 50% delas dizem ser totalmente independentes.

Quanto a idade desse perfil, 68% declararam ter entre 30 e 49 anos, 22% mais de 50 anos e 10% até 29 anos. Uma parcela considerável (35%) possui pós-graduação, enquanto 36% possuem ensino superior completo; 47% disseram que, antes de empreender, fizeram curso específico para atuar, com duração de menos de 1 ano. 42% delas empreendem entre 5 e mais de 10 anos e 30% atuam há menos de 6 meses e mais de 3 anos.

Empreendedoras por propósito

Sete em cada 10 empreendedoras por propósito declararam que querem ganhar dinheiro sem trabalhar para os outros, além disso, 74% acham que sempre tiveram tino comercial e 66% alegam que é porque foram incentivadas. Mais de 50% desse perfil de empreendedoras declararam ser completamente independentes, cuja origem da renda vem totalmente da empresa (53%);

Já a idade média das empreendedoras desse perfil é de 30 a 49 anos (62%); 29% disseram ter mais de 50 anos e 9% declararam ter até 29 anos. Das respondentes deste perfil, 35% disseram não ter se preparado para empreender, mas 35% declararam ter ensino superior completo. Quanto ao tempo de empreendedorismo, 54% das empreendedoras por propósito atuam entre 5 e mais de 10 anos, e 30% entre menos de 6 meses e 3 anos.

Empreendedoras desbravadoras

As empreendedoras desbravadoras possuem prioridades sociais em sua atividade empresarial, pois 68% disseram que é sua prioridade profissional ter um trabalho que faça diferença para a sociedade, enquanto 45% declararam que ter um negócio próprio nunca foi um sonho. Das respondentes deste perfil, 54% disseram que a origem da renda é completamente da empresa. Já para 33%, a maior parte da renda vem da empresa, mas não totalmente. Por fim, para 13% grande parte de outro trabalho contribui para a sua renda. A maioria é parcialmente independente (59%) e 38% é totalmente independente.

A idade desse perfil segue parecida a de outras mulheres que empreendem, com 69% delas possuem entre 30 e 49 anos, 22% mais de 50 anos e 10% até 29 anos. A maioria das empreendedoras desbravadoras possuí o ensino superior completo (49%), sendo que 38% se prepararam para atividade empresarial ante 40% que não. Quanto ao tempo de empreendedorismo, 46% das desbravadoras possuem menos tempo de empreendedorismo que os outros perfis – entre menos de 6 meses e até 3 anos.

Empreendedoras independentes

Para 96% dessas empresárias ter seu próprio negócio significa poder fazer o trabalho do seu jeito, sendo essa autonomia um fator relevante. Outra motivação alegada por 84% é o fato de não ter que trabalhar para os outros e ter um negócio próprio é a melhor forma de ganhar dinheiro.

A maioria destas empreendedoras não são de fato independentes, pois 57% delas responderam que são parcialmente autossuficientes financeiramente. A faixa etária da maior parte das empreendedoras do perfil “Independente” é de 30 a 49 anos (66%), 24% têm mais de 50 anos e 10% têm até 29 anos.

Quanto à formação e o preparo educacional, apenas 3 em cada dez empreendedoras independentes se prepararam em menos de 1 ano para empreender e 35% disseram que não se prepararam. No total, 34% têm superior completo e 33% pós-graduação. Neste perfil de empreendedorismo feminino, 42% atuam há mais tempo (de 5 a mais de 10 anos) e 38% está na atividade empresarial entre menos de 6 meses a 1 ano.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Freshworks compra da Device42 por US$ 230 milhões

A empresa de origem indiana especialista em software corporativo Freshworks anunciou na quarta-feira (1º) duas…

46 minutos ago

Desenvolvimento tecnológico e progresso social precisam de equilíbrio

O segundo dia do IT Forum Trancoso 2024 encerrou com a forte presença de executivos discutindo o…

2 horas ago

Mesa de operação de fraude: a parte humana da prevenção a golpes

Da consultoria até se tornar uma desenvolvedora de soluções de prevenção à fraude, a Horus…

3 horas ago

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

17 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

18 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

18 horas ago