3 impactos da tecnologia nas instituições financeiras

Sinqia compara processos financeiros atuais, ressaltando os avanços conquistados com a transformação digital

Author Photo
8:47 am - 30 de outubro de 2023
instituições financeiras Imagem: Shutterstock

Hoje, a maior parte das transações bancárias feitas no Brasil por instituições financeiras já é digital. Dados da pesquisa “Tecnologia Bancária” produzida pela Febraban, identificaram que sete em cada dez dessas transações em 2022 foram mediadas online.

A digitalização do setor financeiro trouxe uma série de comodidades e acabou com certas burocracias. Ao mesmo tempo permitiu a criação de novos modelos de negócios no setor, além de ter incluído milhões de brasileiros no sistema financeiro.

Pensando sobre o tema a Sinqia Digital, que fornece tecnologia e soluções para bancos, fundos, consórcios e previdência, compara alguns processos financeiros com o impacto digital, ressaltando os avanços conquistados com a transformação digital.

Leia mais: Instituições financeiras serão obrigadas a comunicar incidentes com o Pix aos clientes

Onboarding digital

Antes da tecnologia, era necessário ir até uma agência bancária e esperar em uma fila munido de documento de identificação, comprovante de renda e de residência. O novo correntista precisava preencher manualmente de duas a três vias de uma ficha de cadastro e ainda era comum que a aprovação dos documentos demorasse dias. O mesmo acontecia para solicitar empréstimos ou cartões de crédito, por exemplo.

Hoje, existem empresas que oferecem plataformas às instituições financeiras, que permitem o acesso à verificação e autenticação da identidade do usuário, biometria facial, envio de documentos, prova de vida e reconhecimento dos documentos. Sem sair de casa, o cliente pode abrir uma conta, solicitar empréstimo ou pedir um novo cartão de crédito, com períodos de aprovação cada vez menores.

Contratos e assinaturas digitais

Parece óbvio que estar fisicamente em uma agência bancária também exigia assinaturas e a leitura de infinitas páginas de um contrato impresso. E é mesmo. Antigamente, para qualquer abertura de conta ou contratação de serviços financeiros, eram necessárias assinaturas e rubricas manuais em diversas folhas com cláusulas escritas em letras minúsculas em folhas que poderiam até se perder no processo.

Aqui também entram as empresas fornecedoras de tecnologia capazes de criar e armazenar documentos digitais, que trazem a comodidade de aumentar e diminuir as letras nas telas de notebooks e celulares, encontrar cláusulas específicas com mais facilidade, além, é claro, das assinaturas eletrônicas com total segurança e validade jurídica. Tudo isso economiza tempo, recursos financeiros tanto do banco quanto do cliente, e ainda elimina a necessidade do uso de papel, contribuindo para o meio ambiente.

Renegociação de dívidas

Antes da digitalização, para renegociar uma dívida era necessário comparecer presencialmente na agência do credor, enfrentar filas, contar com a análise dos gerentes para definir qual negociação poderia ser feita que, geralmente, acabava sendo padronizada para todos os clientes, além de assinar e receber os também já citados contratos quilométricos.

Agora, lembra a Sinqia Digital, as empresas de assessoria digital de renegociação contribuem e muito para ajudar o brasileiro a sair do vermelho. Além da comodidade de conseguir acessar os cálculos na tranquilidade de casa, os clientes ainda contam com a análise e proposta de renegociação personalizadas, e a possibilidade de fechar negócio eletronicamente com documentos e assinaturas digitais.

“Essas são algumas das grandes mudanças tecnológicas que aconteceram nas instituições financeiras nos últimos anos. Tudo isso traz grandes impactos na redução de custos, redução de riscos e fraudes, tendo como consequência o aumento da segurança, além da melhoria da experiência do cliente e ganho de produtividade da equipe”, destaca a empresa.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.