10 tendências futuras para trabalhar com líderes de negócios

Mais do que nunca, espera-se que os CIOs trabalhem com outras partes de seus negócios para ajudar a criar valor por meio do uso de tecnologias digitais – mas o mundo dos negócios é volátil, tornando o planejamento de longo prazo um desafio.

Como parte do programa IDC FutureScape, Tony Olvet, Vice-Presidente do IDC Group, e Craig Powers, Diretor de Pesquisa, oferecem 10 previsões sobre o que tornará uma estratégia de negócios digital bem-sucedida e quais desafios os CIOs e outros líderes de negócios em todo o mundo enfrentarão em 2023 e nos anos seguintes.

Embora eles expressem suas previsões em termos de negócios, elas também se aplicam ao governo, assistência médica e outros empreendimentos, diz Olvet. “Aqui incluímos empresas comerciais e organizações do setor público”.

Os gastos das organizações com tecnologia digital crescerão oito vezes mais que a economia em 2023, estabelecendo uma base para excelência operacional, diferenciação competitiva e crescimento de longo prazo

Embora o IDC expresse essa previsão a partir de um multiplicador, essa talvez seja a parte menos confiável da previsão e sobre a qual o IDC tem pouca influência. O IDC espera que os gastos com tecnologia digital cresçam 16,9%, cerca de oito vezes mais rápido do que as previsões atuais de crescimento do PIB mundial em 2023. O IDC não mede isso, mas as previsões de outras fontes chegam a cerca de 2%.

Esse número para o PIB mundial não é uma certeza, no entanto. “Pode ficar abaixo disso”, diz Olvet. “É muito menor do que o esperado originalmente no início deste ano e é definitivamente menor do que no ano passado”.

A principal previsão aqui, diz ele, é que, apesar dos desafios econômicos, “estamos vendo empresas ainda investindo dinheiro em tecnologias-chave que as ajudarão a ser operacionalmente eficientes, prontos para sair de uma desaceleração econômica em muito melhor forma competitiva para se diferenciar”.

Esses gastos devem se concentrar em nuvem, analytics avançada, machine learning (ML) e outros aceleradores de inovação, diz ele.

No entanto, não se pode esperar que os CIOs resolvam problemas sozinhos. “Os CIOs precisarão do apoio total do CEO e dos colegas C-suite para garantir que seus objetivos de negócios digitais sejam alcançados a partir desses investimentos em tecnologia, especialmente durante esse período de volatilidade”, diz Olvet.

Ao mesmo tempo, os CIOs também devem buscar suporte de fora da empresa. “Agora é a hora de olhar atentamente para seus fornecedores de tecnologia para determinar quais deles podem se comprometer a apoiar suas metas digitais e gerar resultados claros de investimentos em TI”, diz ele.

Olvet também lembra aos CIOs que os gastos com segurança cibernética devem pelo menos acompanhar, se não exceder, o investimento em iniciativas digitais, pois as empresas enfrentam mais ameaças do que nunca.

Os gastos com recrutamento e retenção de talentos qualificados também serão fundamentais para o sucesso das iniciativas digitais.

Até 2026, 40% da receita total das organizações do G2000 será gerada por produtos, serviços e experiências digitais

Os CEOs das maiores empresas do mundo dizem ao IDC que já obtêm cerca de 30% de sua receita com produtos digitais e esperam que essa proporção cresça nos próximos anos.

O IDC identifica três dimensões nas quais as empresas podem alcançar esse crescimento. Primeiro, eles podem explorar novos canais: comércio eletrônico, aplicativos móveis ou a criação de novos caminhos de distribuição, como viabilizar a economia circular. Em segundo lugar, eles podem adotar modelos de receita adicionais: pagamento por uso, assinaturas, preços dinâmicos, taxas de transação ou pagamento por resultados. E terceiro, eles podem buscar monetizar novos ativos digitais: dados, propriedade intelectual ou objetos virtuais.

Desenvolver esses novos fluxos de receita exige que os CIOs continuem avançando com os gastos digitais. “Se você pausar, já está atrasado”, diz ele.

Construir novos produtos pode envolver habilidades que os CIOs ainda não possuem em sua lista. “Você precisa ter a combinação certa de parceiros internos e parceiros que possam permitir um desenvolvimento mais rápido”, diz Powers.

Além disso, ele diz, existem cinco requisitos obrigatórios para arquiteturas de tecnologia corporativa para acelerar a entrega desses produtos digitais: microsserviços e APIs, recursos de integração, modelos de dados industriais, modularidade e recursos nativos da nuvem.

O número de fornecedores de tecnologia no G500 dobrará até 2027, incorporando empresas que se originaram fora do setor de tecnologia

Isso é consequência das maiores empresas criarem novas linhas de negócios à medida que monetizam seus ativos digitais.

O compartilhamento ou venda de dados abrirá novas oportunidades de receita. “À medida que os dados agrícolas são compartilhados de forma mais ampla entre parceiros de tecnologia e agricultores”, diz Powers, “há novas oportunidades de receita em torno de compensações de carbono e produtos limpos e ecológicos”.

Outra possibilidade que as empresas petroquímicas ou metalúrgicas podem oferecer ou lucrar é a captura de carbono como serviço, diz ele.

Até 2024, 50% dos CEOs do G2000 estabelecerão relacionamentos pessoais estratégicos com seus provedores de nuvem para alcançar resultados quantificáveis ​​de investimentos em plataformas de negócios digitais

Quando o IDC perguntou aos CEOs quem seria seu parceiro de tecnologia mais estratégico no futuro, mais de 30% apontaram para seu principal provedor de plataforma de nuvem pública. “Esta é uma mudança do que vimos no passado”, diz Powers. “Cinco a 10 anos atrás, teria sido um consultor ou provedor de ERP local, então estamos vendo uma mudança”.

Organizações mais maduras digitalmente estão construindo esses relacionamentos com provedores de nuvem no nível de CEO. É algo que os fornecedores sempre quiseram, e agora os CEOs também querem. “Eles querem estar próximos dos resultados desses grandes investimentos que estão fazendo. Eles querem ver o ROI disso”, diz ele.

E esse interesse apoiará os CIOs, não os marginalizará: “Os CIOs não podem estar sozinhos na condução da tecnologia digital; eles precisam do apoio de um CEO campeão digital”, diz Powers.

As organizações com cadeias de valor do setor altamente desenvolvidas em um plano de controle do ecossistema inovarão 25% mais rápido do que outros negócios até 2027

Dar visibilidade à responsabilidade social, joint ventures e resiliência em toda a cadeia de valor será fundamental.

Até 2027, as empresas que coletam, analisam e contextualizam os dados dos clientes de maneira confiável construirão com sucesso modelos criativos de negócios e preços que dobram o valor da vida útil do cliente

As empresas que estão migrando para uma plataforma central de dados do cliente terão uma vantagem inicial na medição e gerenciamento do valor da vida útil do cliente.

Um quarto das organizações em todo o mundo, até 2024, demonstrará liderança responsável aumentando seus gastos com tecnologia digital relacionados à sustentabilidade em mais de 25% em relação aos níveis de 2022

O software desempenha um papel fundamental no monitoramento da sustentabilidade de uma empresa – não apenas do ponto de vista ambiental, mas também social, como garantir a saúde e o bem-estar dos funcionários, informou o IDC no início deste ano.

Com a maioria dos orçamentos de tecnologia residindo em linhas de negócios, até 2027, 30% do conhecimento do C-suite passará de incentivo para, de fato, escalar a inovação e operar negócios digitais

Uma pesquisa recente do IDC sobre os desafios do C-suite descobriu que os silos organizacionais apresentavam um dos maiores obstáculos à escalabilidade, diz Olvet.

“A mudança para a era dos negócios digitais também exigirá uma mudança na experiência”, diz ele. “Como resultado, veremos uma mudança nas pessoas que estão no topo da organização”.

Também significará uma mudança de papel para os CIOs e suas equipes de TI, pois eles passam mais tempo avaliando novas ofertas a serem usadas em toda a empresa e mais tempo construindo e mantendo seu status de consultor confiável.

Há um risco, à medida que os líderes de negócios ganham maior influência sobre a tecnologia, de que as empresas vejam duplicação e redundância desnecessária nos gastos com TI.

Para contrariar isso, Olvet recomenda que os CIOs “sejam contagiantemente confiantes” no conhecimento de tecnologia de sua equipe, reforçando seu papel como especialistas a serem consultados, e que sejam “persistentes com o talento”, fazendo um esforço persistente para encontrar, apoiar e reter funcionários com os habilidades necessárias para dimensionar a tecnologia em toda a empresa.

Até 2026, 80% das organizações quantificarão com precisão o valor de seus recursos e ativos digitais (dados, algoritmos e código de software) e melhorarão significativamente sua avaliação de mercado

Antes que as organizações possam quantificar o valor de seus ativos digitais, elas precisam reconhecer que têm valor e que podem ser explorados ou aumentados ao longo das três dimensões exploradas na previsão 2.

Até 2026, as empresas que não abordaram efetivamente a lacuna de talentos e habilidades digitais em sua organização restringirão as oportunidades de crescimento de receita em 20%

Este será um dos desafios mais difíceis para os CIOs superarem nos próximos três ou quatro anos, e eles precisam começar a trabalhar hoje.

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