Cenibra finaliza migração para S/4HANA em projeto completamente remoto

Produtora de celulose decidiu não interromper projeto de transformação digital apesar dos desafios impostos pela pandemia

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11:30 am - 24 de maio de 2021
Ronaldo Ribeiro Cenibra Ronaldo Ribeiro, gerente de TI e Telecom da Cenibra (Divulgação)

Atualizar a estrutura de TI com adoção do SAP S/4HANA em um projeto implementado de forma completamente remota durante a pandemia da Covid-19. Esse foi desafio inédito enfrentado pela Celulose Nipo-Brasileira (Cenibra) ao longo dos últimos treze meses, em um processo que envolveu mais de 186 mil horas de trabalho e trouxe mudanças para a cultura da empresa.

“A Cenibra não tinha experiência com trabalho remoto. Nós tivemos que adquirir a experiência durante o momento de pandemia e durante esse projeto”, contou Ronaldo Ribeiro, gerente de TI e Telecom da Cenibra, em entrevista ao IT Forum, celebrando a entrega do projeto, que aconteceu no início de maio com o go live da atualização.

Empresa localizada na região de Belo Oriente, Minas Gerais, que atua na produção e exportação de celulose desde a década de setenta, a Cenibra deu início ao projeto do adoção do S/4HANA por uma necessidade de atualização tecnológica de seus sistemas. Empregando o SAP ECC desde o início dos anos 2000, a empresa já observava sinais de perda de performance durante operações de rotina e sofria com o fim do suporte de alguns módulos, o que levou a TI a buscar uma versão atualizada de SAP para apoiar os negócios.

A iniciativa também se encaixa em um esforço mais amplo de transformação digital que tem o objetivo de trazer ganhos em eficiência de processos e na velocidade de processamento de dados para tomada de decisão. Com mais de 250 mil hectares operados para plantio de eucalipto e preservação florestal, a empresa também busca ampliar soluções de mobilidade para auxiliar colaboradores que atuam no campo. O projeto de adoção do S/4HANA estava no centro desta estatégia.

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O processo foi iniciado ainda em 2019, quando a Cenibra promoveu uma atualização de sua infraestrutura de data center doméstico para habilitar as novas soluções. Apesar de já rodar alguns aplicativos na nuvem, a organização optou pela adoção de servidores IBM Power 9 para o projeto – uma decisão que levou em consideração custos e uma preocupação com a continuidade de processos críticos.

“As máquinas ficavam em um valor muito inferior comparadas às licenças em nuvem”, explicou Ribeiro. “Nós estamos no leste de Minas Gerais, um pouco mais afastados. Nossa conectividade não nos gera segurança para colocar um sistema crítico na nuvem como é o ambiente SAP, fundamental para as operações da empresa”, completou.

O próximo passo foi o investimento em um novo espaço físico que suportaria o projeto de migração do sistema SAP da empresa para a versão S/4HANA, inaugurado em fevereiro de 2020. Com capacidade para até 140 postos de trabalho, o local abrigaria analistas de TI e consultores, mas também seria um legado para o time de tecnologia da Cenibra.

Em março, no entanto, o registro dos primeiros casos de Covid-19 no Brasil e a adoção de medidas de isolamento social esvaziaram a infraestrutura. Em reunião realizada no mês seguinte, a diretoria da companhia resolveu sustentar a migração, frente à promessa da TI que seria capaz de entregá-la de forma remota.

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A adoção de S/4HANA pela Cenibra foi um projeto de larga escala. Com 1,5 mil usuários SAP, a empresa adotaria todos os módulos disponíveis e envolveria  mais de 170 pessoas no processo. Isso, é claro, sem contar a distribuição geográfica do time: além dos colaboradores da própria Cenibra, o projeto envolveu participantes de fora de Minas Gerais e até mesmo de outros países, como consultores da SAP na Alemanha.

Para habilitar a colaboração remota, a empresa adotou ferramentas como o Microsoft Teams e disponibilizou banda extra para funcionários. A TI realizou também integrações entre Power BI e ferramentas SAP para monitoramento da evolução do projeto. Segundo Ribeiro, as iniciativas permitiram uma “granularidade” na gestão de projeto que nunca havia sido experimentada pela empresa. No total, mais de 24 mil testes de cenários e 30 mil reuniões foram realizadas durante a implementação.

“Como a gente não tinha o contato físico para saber como estava cada passo, uma gestão muito eficiente tinha que ser estabelecida”, pontuou Ribeiro. “Então, quanto a gente tinha problemas, e tivemos vários durante o projeto, estávamos amparados por dados para detectar onde estava o problema, onde colocar o foco da gestão”.

Próximos passos

Concluída a migração, a Cenibra se prepara para os próximos passos de sua transformação digital. “Nosso pós projeto é trabalhar para poder aumentar os KPIs das minhas áreas de negócio, facilitar visualização, inclusive através do mobile”, explicou o gerente de TI.

Parte dessa ação virá através da capacitação de 25 colaboradores de áreas de negócios em habilidades de ciências de dados. O objetivo é dar mais autonomia para diferentes áreas da Cenibra na hora de interagir com o S/4HANA implementado, mas também gerar valor para o negócio e preparar terreno para futuras adoções de tecnologia.

Na TI, a empresa também busca alinhar ainda mais as ações da equipe ao negócio, deixando o time pronto e capacitado para adotar qualquer tecnologia que se apresente como a melhor possibilidade de contribuir com a sustentabilidade do negócio da produtora de celulose.

“O projeto trouxe para gente, junto com a pandemia, a capacidade de adaptação. Nós nunca tínhamos feito um projeto remotamente, jamais. Nós conseguimos nos adaptar, essa é uma mudança cultural forte”, finalizou Ribeiro.

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