Mercado de serviços de TI no Brasil chegará a US$ 19,7 bi em três anos

Author Photo
9:00 am - 18 de março de 2014

O Gartner aponta que ainda existem vestígios da turbulência econômica trazida com o enrosco do subprime norte-americano nos investimentos globais em serviços de TI. A consultoria estima expansão anual composta de?apenas?3,8% entre 2009 e 2015 (praticamente metade do ritmo da ordem de 6,3% verificados entre 2001 e 2008). Esse mercado chegará a 856 bilhões de dólares ao final de três anos.

O cenário se mostra mais otimista na América Latina e, especialmente, Brasil. Enquanto a região deve saltar de um mercado de 34 bilhões, este ano, para 45 bilhões de dólares, em 2015; o País saltará de 12,2 bilhões para 19,7 bilhões de dólares no mesmo período, puxado por movimentos dos setores financeiro, manufatura, comunicação e governo.

Allie Young, vice-presidente de pesquisa do Gartner, acredita que o desempenho acima da média global verificado no mercado brasileiro tem relação com questões que vão desde o bom momento econômico vivenciado pelo País, passando pela chegada de novos provedores e tecnologias, até evolução de práticas de serviços de TI e CIOs deixando atributos técnicos aos parceiros para focarem em aspectos de negócio.

Em 2011, a consultoria estabeleceu um ranking estabelecendo os líderes do mercado nacional de serviços de TI. A IBM encabeça a lista, com 8% de participação, seguida por Atento (8%), Accenture (5%), Tivit (5%), CPM Braxis Capgemini (5%), HP (4%) e Stefanini (3%).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.