Dell anuncia avanços em sistemas de armazenamento com foco em GenAI

Segundo empresa, Dell PowerScale ajuda clientes a acessar dados mais rapidamente para cargas de trabalho de IA

Author Photo
12:40 pm - 15 de dezembro de 2023
Dell, sistemas de armazernamento, GenAI Imagem: Shutterstock

A Dell Technologies anunciou novos avanços em armazenamento de dados empresariais e validação com infraestrutura de IA Nvidia DGX SuperPOD, um arranjo que busca contribuir com o avanço de IA generativa (GenAI) de seus clientes.

“O desempenho de armazenamento é um fator crítico para o sucesso da IA e da IA generativa”, disse Arthur Lewis, presidente do Grupo de Soluções de Infraestrutura da Dell Technologies. “Os clientes contam conosco para continuamente ultrapassar os limites da inovação em armazenamento, incluindo a remoção de gargalos de acesso a dados que limitam a taxa de transferência e a escalabilidade de aplicativos intensivos em computação. Estamos atendendo a essas necessidades fornecendo acesso rápido, eficiente e seguro aos dados, transformando-os em uma verdadeira mina de ouro de possibilidades de IA e GenAI.”

Segundo a Dell, os novos avanços do Dell PowerScale, seu sistema de armazenamento de arquivos em escala, atendem às crescentes demandas dos clientes por maior desempenho de IA e GenAI.

Leia mais: Em 2024, GenAI passará da teoria para a prática, diz CTO global da Dell

Com aprimoramentos de software PowerScale OneFS, as empresas podem preparar, treinar, ajustar e realizar inferências em modelos de IA mais rapidamente. A fabricante garante que os clientes verão até um aumento de 2X no desempenho para leituras e gravações em streaming.

“Fazemos uma alteração de engenharia a cada 17 minutos, uma velocidade inatingível sem uma infraestrutura de TI poderosa que sustente todos os nossos processos”, disse Dan Keyworth, diretor de tecnologia de negócios da McLaren Racing. “Graças ao Dell PowerScale, estamos equipados para aproveitar aplicativos de IA de ponta, combinando armazenamento de alto desempenho com capacidades de computação para criar uma fórmula vencedora para o sucesso.”

A Dell informa que o PowerScale oferecerá uma nova capacidade de expansão inteligente para melhorar o desempenho de um único nó de computação para uma utilização aprimorada da GPU, resultando em uma taxa de transferência de armazenamento mais rápida para treinamento de IA, verificação e inferência.

Já por meio da colaboração da Dell com a Nvidia, os clientes poderão aproveitar uma combinação validada dos sistemas NVIDIA DGX, armazenamento Dell PowerScale e rede NVIDIA Quantum-2 InfiniBand e Spectrum Ethernet para obter armazenamento de IA mais rápido e eficiente.

Segundo a Dell, as melhorias de software Dell PowerScale OneFS estarão disponíveis globalmente neste mês. Os sistemas Dell PowerScale totalmente flash de próxima geração e o novo recurso inteligente de expansão estarão disponíveis globalmente no primeiro semestre de 2024. Por fim, o Dell PowerScale está sendo validado com o NVIDIA DGX SuperPOD, com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2024.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.