Inovação requer cultura de diversidade e inclusão, analisa Forrester
A diversidade injeta novas ideias em um ambiente conservador e estagnado
Organizações de sucesso inovam e se diferenciam com a diversidade e a inclusão. Esse é o pensamento de Dan Bieler, principal analyst da Forrester. O executivo sugere uma receita essencial nos dias de hoje. É preciso ter coragem e condições para criar um ambiente em que todos os funcionários se sintam à vontade (inclusão) para expressar visões pouco ortodoxas (diversidade) e sugerir soluções criativas (inovação).
“A diversidade injeta novas idéias em um ambiente conservador e estagnado”, afirma.
Novas perspectivas ajudam a enfrentar desafios e oportunidades de ângulos não convencionais e também não pensados anteriormente. Essa abordagem aumenta as capacidades das organizações de inovarem, conseguindo gerar novas receitas a partir de targets ainda não explorados, em diferentes localizações e contextos culturais novos.
Três motivos para apostar da diversidade:
- Diversidade e inclusão andam de mãos dadas
Diversidade é combinar diferentes origens, experiências e perspectivas dentro de uma equipe. A inclusão é o resultado da justiça, do trabalho em equipe e da confiança em todos. - O pensamento diversificado suporta inovações
Empresas que incentivam a diversidade de pensamento são mais capazes de conquistar talentos, melhorar a orientação ao cliente, a satisfação dos funcionários e a tomada de decisões. - Diversidade aumenta o desempenho dos negócios
Pesquisas mostram que as empresas com diversidade racial e étnica têm 33% mais chances de obter retornos financeiros acima da média ao final do ano fiscal. Para a diversidade de gênero, o número é de 21%.
Para ter sucesso no contexto digital, as empresas precisam superar a visão do “pensamento fechado” e devem construir equipes diversas para operar em um mundo igualmente diverso. A diversidade não é uma coisa boa, mas um imperativo comercial. Comece a pensar fora da caixa.