IT Fórum
Materiais para download
Descubra a Rede IT Mídia
Computerworld CIO IT Mídia
FórunsColunasLiderançaCarreiraNegóciosTendênciasEstudosVídeosPodcastsEspeciais
TrendingTrending Topics NotíciasColunas
Breakouts Series
AnuncieEnvie seu releaseFale ConoscoEstudosRevistas
Nao percaNão perca: Materiais para downloadEstudosRevistas
Mais lidas
1

Cresce a busca pelo Data Protection Officer. Saiba como se tornar um

por Danylo Martins, especial para IT Forum

2

Vazamento em massa pode ter exposto CPF de milhões de brasileiros

por Redação

3

Mais de 60% dos usuários móveis usam apps de fintechs, mostra estudo

por Redação

IT Forum IT Forum

Assuntos em altaCarreiraNegóciosTendências
Materiais para Download
Descubra a Rede IT Mídia
Computerworld CIO IT Mídia
Conheça os Fóruns
FórunsColunasLiderançaCarreiraNegóciosTendênciasEstudosVídeosPodcastsEspeciais

Inscreva-se na nossa newsletter

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

*Será usado de acordo com a nossa Política de Privacidade

Hospital em SP usa Microsoft Teams para visita virtual de pacientes na UTI

Antes da iniciativa, boletins médicos eram passados por telefone com o familiar responsável. Modalidade busca amenizar a solidão em meio ao isolamento

Por  Redação

12:00 - 16 de julho de 2020
Compartilhar

O Hospital São Luiz Unidade Jabaquara, em parceria com a Microsoft, implementou modalidade segura de boletim médico e visita virtual para aproximar familiares e pacientes com Covid-19 internados na UTI. A iniciativa busca amenizar a solidão em meio ao isolamento e possibilita a aproximação entre a família e o corpo clínico da unidade.

Para entregar a nova modalidade de visita virtual, a unidade especializada em tratamento da Covid-19 da Rede D’Or São Luiz em São Paulo recorre à plataforma de comunicação e colaboração Microsoft Teams. Antes da iniciativa, os boletins médicos eram passados por telefone com o familiar responsável. “O contato telefônico possui certas limitações, pois, muitas vezes, não sabemos de fato quem pode estar do outro lado e, pior ainda, dependendo das informações, não podemos transmitir afeto e conforto para os familiares sem o clássico olho-no-olho”, conta o Dr. Mauro Borghi, diretor geral do Hospital São Luiz Unidade Jabaquara. “Com a implementação do Teams, o boletim médico agora é feito virtualmente por videoconferência, o que permite um contato interativo e mais humanizado”, complementa.

Ao implementar o projeto, o Hospital São Luiz Unidade Jabaquara dividiu os pacientes em três categorias e é com base nelas que determina o meio de contato com as famílias. O primeiro grupo é formado por aqueles que estão sedados e, por conta disso, o meio de comunicação é o boletim virtual com familiares, realizado sob demanda do médico e responsáveis. Caso seja observada a necessidade, há também a visita virtual que proporciona o último contato da família com pacientes que podem evoluir para óbito.

Para aqueles que saem do quadro clínico grave e se encontram conscientes, até a simples manipulação do celular se torna difícil, por isso a unidade disponibiliza um smartphone no leito e realiza a visita virtual entre os pacientes, familiares e os médicos. Já com os doentes que tem condições de continuar a usar o celular particular durante a internação, é realizado apenas o boletim virtual entre médico e parentes.

Como funcionam as visitas

Ambas as modalidades são previamente agendadas de acordo com a disponibilidade do médico, paciente e responsáveis e duram, aproximadamente, 10 minutos. É enviado ao familiar um e-mail com todo passo a passo de instalação do Microsoft Teams em dispositivos móveis ou desktop e o link da reunião remota, que possibilita a participação de até quatro pessoas. Além de disponibilizar smartphones e estrutura adequada para a realização das reuniões em salas privativas, a unidade também dispõe de equipe de capacitação que auxilia os familiares a utilizar a ferramenta.

Segundo Dr. Mauro Borghi, com a adesão do novo boletim e visitas virtuais via Microsoft Teams, o corpo clínico também já notou a diminuição da ansiedade dos parentes e amigos que aguardam notícias dos doentes, bem como a nítida disposição dos pacientes para continuar o tratamento após ver um ente querido por meio da tecnologia.

“São inúmeras as vantagens quando pacientes nessas condições conseguem ver e ouvir seus familiares. Um pai internado com Covid-19 há dias longe do seu bebê de seis meses, é um exemplo nítido disso. No Dia das Mães, a esposa e a criança o visitaram remotamente e, visto a reação positiva do marido, ela enfatizou que aquele era o melhor presente que poderia receber no seu dia. Essa declaração fez com que ele se empenhasse ainda mais nas sessões de fisioterapia e a continuar o seu tratamento”, conta o diretor.

Atualmente, a unidade possui 110 pacientes com Covid-19, sendo 58 na UTI. Desses, 35% já usam o serviço. Visto o feedback positivo desse projeto piloto, a Rede D’Or São Luiz também planeja expandir a parceria com a Microsoft para uso do Teams em todas as unidades do Grupo.

 

COVID-19Microsoft Teams
Previous Post
As mais lidas
1

Cresce a busca pelo Data Protection Officer. Saiba como se tornar um

por Danylo Martins, especial para IT Forum

2

Vazamento em massa pode ter exposto CPF de milhões de brasileiros

por Redação

3

Mais de 60% dos usuários móveis usam apps de fintechs, mostra estudo

por Redação

Load more
AnuncieEnvie seu releaseFale ConoscoEstudosRevistas
Política de Privacidade Termos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados