Google afia estratégia de nuvem com oferta multicloud diferenciada
CEO da empresa tira da manga o Anthos que permite rodar cargas de trabalho em nuvem de qualquer provedor
No primeiro dia do Next, evento anual do Google Cloud, que acontece em San Francisco (EUA), diversas novidades em produtos para nuvem e alianças foram anunciadas, deixando claro que a gigante está empenhada em fortalecer sua presença no mercado de cloud.
O CEO do Google, Sundar Pichai (foto), abriu o evento ressaltando que a nuvem vive seu grande momento e para surfar nessa onda a companhia revelou para os mais de 30 mil participantes do encontro o Anthos, oferta para multi-cloud e cloud híbrida.
O Anthos chega para quebrar as regras do jogo quando o assunto é rodar cargas de trabalho em qualquer nuvem, seja ela do Google, ou de outros provedores do mercado. “Cloud é um dos nossos maiores investimentos”, reforçou ele, completando que a aposta da companhia em um ambiente open source é uma demanda premente dos clientes e está em linha com a necessidade por mais simplicidade e flexibilidade.
Os últimos meses têm sido intensos para o Google quando o assunto é cloud. Além de ampliar o número de regiões cobertas com sua nuvem, com expectativa de chegar a 23 em 2020, a gigante também contratou Thomas Kurian para o posto de CEO de Google Cloud.
Kurian traz na bagagem a experiência de 22 anos na Oracle e sua chegada gera a promessa de fazer com que o Google salte para o topo do ranking de fornecedores de cloud, com um foco grande em indústrias e open source.
O executivo, que completou dez semanas à frente da área, revelou que realizou visitas aos clientes para entender seus estágios de transformação digital. “Temos uma visão muito clara sobre o que queremos oferecer aos clientes que estão passando agora por uma nova fase da transformação”, contou, listando três vertentes: infraestrutura global, plataforma para transformação digital e soluções específicas para indústrias.
Ele destacou setores que estão mergulhando de cabeça na mudança, como o de saúde, gerando formas diferenciadas de interação com pacientes, e bens de consumo, como a Colgate, que usa o G Suite desde 2016 para aprimorar a colaboração.
O CEO de Google Cloud assinalou que o Anthos é um aditivo importante na estratégia de multi-cloud e nuvem híbrida e que seu DNA de operar em qualquer ambiente de nuvem é fundamental para negócios de todos os tipos, que precisam de flexibilidade para operar.
Eyal Manor, vice-presidente de Engenharia para Anthos, contou que o Anthos é chave na construção de um futuro baseado em open source. “Essa é a única forma de reduzir riscos”, contou. Segundo ele, hoje, 80% das cargas de trabalho não estão na nuvem porque empresas temem ficarem presas a um único provedor. “Com o Anthos, esse receio acaba.”
Para acirrar ainda mais a disputa nesse mercado, Kurian revelou que o Google vai ampliar o time de go to market para ajudar mais empresas a irem para a nuvem. Além disso, ele comunicou um novo modelo de precificação e subscrição e novas iniciativas com parceiros, como a SAP, para coinovação.
*A jornalista viajou a San Francisco (EUA) a convite do Google