Globo firma parceria com Google Cloud para migrar data centers para nuvem pública
Acordo estratégico busca dar escala aos recordes de audiência vistos com o BBB e abrir novas possibilidades de produtos digitais e negócios
A Globo e o Google Cloud anunciaram nesta quarta-feira (7/4) uma parceria estratégica que levará as aplicações e dados da emissora para a nuvem pública do Google. Até então, a Globo vinha se apoiando em uma infraestrutura de data center proprietária localizada na zona oeste do Rio de Janeiro, esta será colocava à venda. Trata-se de um marco histórico para a Globo e, segundo Raymundo Barros, diretor de estratégia e tecnologia da companhia, se alinha com as demandas da audiência e acelera a jornada de transformação digital da emissora.
“Nossas operações digitais ganharam uma relevância de volume que nos fez refletir, decidir e pivotar a forma como historicamente a gente suportava os nossos produtos”, disse Barros em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira. O Big Brother Brasil ilustra bem não só o pico de audiência que a Globo vem endereçando desde a edição do ano passado, como também abriu novos precedentes de parcerias comerciais e modelos de negócio que demandam suporte de tecnologia flexível e escalável.
Segundo Barros, a Globo conta com mais de 100 milhões de brasileiros que compartilham informações com o Globo ID, sendo o Globo Pay o carro chefe. “A melhor solução é migrar a estrutura própria para a nuvem pública”, pontuou. “A nuvem pública do Google vai nos oferecer recursos computacionais que miram o crescimento, que tem sido exponencial. O Big Brother deste ano teve 300% a mais de consumo nas plataformas digitais do que no ano passado”, acrescentou Barros. Ao ir para a nuvem, a emissora acaba resolvendo um ajuste sob demanda e crescimento da capacidade, algo que esbarra nas limitações de um data center proprietário.
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