Globo anuncia migração de data centers para nuvem pública do Google

Acordo estratégico busca dar escala aos recordes de audiência vistos com o BBB e abrir novas possibilidades de produtos digitais e negócios

Author Photo
1:53 pm - 07 de abril de 2021
Raymundo Barros, diretor de estratégia e tecnologia da Globo. Foto: João Cotta Raymundo Barros, diretor de estratégia e tecnologia da Globo. Foto: João Cotta

A Globo e o Google Cloud anunciaram nesta quarta-feira (7/4) uma parceria estratégica que levará as aplicações e dados da emissora para a nuvem pública do Google. Até então, a Globo vinha se apoiando em uma infraestrutura de data center proprietária localizada na zona oeste do Rio de Janeiro, esta será colocava à venda. Trata-se de um marco histórico para a Globo e, segundo Raymundo Barros, diretor de estratégia e tecnologia da companhia, se alinha com as demandas da audiência e acelera a jornada de transformação digital da emissora.

“Nossas operações digitais ganharam uma relevância de volume que nos fez refletir, decidir e pivotar a forma como historicamente a gente suportava os nossos produtos”, disse Barros em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira. O Big Brother Brasil ilustra bem não só o pico de audiência que a Globo vem endereçando desde a edição do ano passado, como também abriu novos precedentes de parcerias comerciais e modelos de negócio que demandam suporte de tecnologia flexível e escalável.

Segundo Barros, a Globo conta com mais de 100 milhões de brasileiros que compartilham informações com o Globo ID, sendo o Globo Pay o carro chefe. “A melhor solução é migrar a estrutura própria para a nuvem pública”, pontuou. “A nuvem pública do Google vai nos oferecer recursos computacionais que miram o crescimento, que tem sido exponencial. O Big Brother deste ano teve 300% a mais de consumo nas plataformas digitais do que no ano passado”, acrescentou Barros. Ao ir para a nuvem, a emissora acaba resolvendo um ajuste sob demanda e crescimento da capacidade, algo que esbarra nas limitações de um data center proprietário.

Framework de inovação

Eduardo Lopez, presidente de Google Cloud para a América Latina, reforça que a parceria também mira a possibilidade de criar novos negócios a partir da tecnologia. Com as plataformas digitais alocadas na nuvem pública do Google, a Globo passa a ter também as capacidades de Analytics e Inteligência Artificial da gigante de tecnologia em tempo real. “Um pilar importante da parceria tem a ver com a inovação e cocriação para impactarmos a indústria e o futuro da mídia”, disse Lopez. Um dos “efeitos colaterais” da parceria busca levar o Globo Play como aplicativo nativo no Android TV. O projeto segue sob desenvolvimento, sem uma data específica ainda para o lançamento.

Braço de streaming da Globo, o Globo Pay tem lugar especialmente cativo na migração do data center local para a nuvem pública. Com as capacidades de Machine Learning e analytics, espera-se tornar a oferta de streaming mais personalizada para os assinantes. Ao mesmo tempo, busca ofertar uma experiência mais integrada e sem fricção entre a TV aberta e a Internet.

Segundo Barros, todas as plataformas e produtos digitais da emissora irão para a nuvem do Google, com exceção da CDN, sigla para Rede de fornecimento de conteúdo. O portal G1 e o Premiere, oferta de esportes, estarão 100% na nuvem. “Alguns canais Globo, passam a operar na nuvem, grande parte dos processos de produção e pós-produção, começam a ser tratados na nuvem. Levaremos o acervo da Globo e algumas produções ao vivo”, detalha Barros.

A jornada de migração deve, segundo Barros, ser concluída em dois anos. O contrato inicial da parceria com o Google está estimado para sete anos. “Esperamos para 2022 que grande parte da nossa operação já esteja na nuvem pública”, finalizou Barros.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.