Ford testa semáforos inteligentes que liberam passagem para ambulâncias
Tecnologia se comunica com carros e libera a passagem automaticamente em caso de emergências
A Ford vem testando em Aachen, na Alemanha, semáforos conectados que podem automaticamente dar sinal verde para a passagem de ambulâncias, veículos de bombeiros e da polícia. Segundo a montadora, a tecnologia poderia agilizar o atendimento em situações de emergência e também reduzir os congestionamentos, informando aos veículos próximos o tempo de abertura e fechamento dos semáforos.
Para o projeto, os testes foram realizados em uma estrada controlada. Já o veículo de teste, um Ford Kuga híbrido, foi equipado com sistema de comunicação com a infraestrutura e um software protótipo, atuando tanto como ambulância como veículo de passageiros, em diferentes cenários.
A comunicação entre os veículos e semáforos é feita pela tecnologia C-V2X (comunicação do veículo-com-tudo pelo celular), plataforma unificada que conecta os veículos com a infraestrutura da estrada, outros veículos e usuários da via.
Leia mais: Volkswagen vai investir R$ 7 bi na A. Latina, inclusive em digitalização
“Em uma situação de emergência, a última coisa que alguém quer é que os socorristas fiquem parados esperando o sinal abrir”, diz Martin Sommer, engenheiro de pesquisa de Direção Automatizada da Ford Europa. “A troca de dados entre carros, veículos de emergência e semáforos em tempo real ajuda a salvar vidas e também reduz os tempos de parada e as emissões de CO2.”
O teste, explica a Ford, faz parte de um projeto mais amplo, que estuda a comunicação de veículos automatizados e conectados com a infraestrutura de rodovias, áreas urbanas e rurais, para melhorar a segurança e a experiência de direção.
Os testes foram realizados de janeiro de 2020 até março deste ano, como parte do projeto Corredor da Nova Mobilidade Aachen-Düsseldorf, financiado pelo governo federal alemão e apoiado pela Universidade de Aachen, pela Vodafone e pela cidade de Aachen.