Volkswagen vai investir R$ 7 bi na A. Latina, inclusive em digitalização

Previsão até 2026 inclui esforços em biocombustíveis e carros elétricos, além de software e sistemas de conectividade

Author Photo
2:26 pm - 06 de novembro de 2021
volkswagen, carro elétrico Foto: Shutterstock

A fabricante alemã de automóveis Volkswagen anunciou nessa semana a intenção de investir R$ 7 bilhões entre 2022 e 2026 para fortalecer sua posição competitiva na América Latina. O esforço inclui o desenvolvimento de mais projetos locais de veículos, digitalização e a descarbonização na América do Sul, além de um centro de pesquisa em biocombustíveis para complementar esforços relativos a carros elétricos.

A empresa, que diz espera resultados positivos na América Latina em 2021, diz que o desenvolvimento de modelos de negócios digitais e a expansão da pesquisa sobre biocombustíveis aceleram a transformação da fabricante em uma “provedora de mobilidade sustentável orientada por software”. Isso inclui uma nova geração de sistemas de conectividade dentro dos veículos, aumentando a possiblidade de ofertas de itens e serviços aos motoristas.

Leia mais: Juarez Quadros: ‘leilão do 5G supriu o que era necessário’

“A América Latina é um importante mercado para a Volkswagen. Nos últimos dois anos, alcançamos uma boa posição na região por meio de um programa de reestruturação bastante consistente”, diz Ralf Brandstätter, o CEO da montadora, em comunicado.

A empresa diz estar realizando mais investimentos no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis na América Latina. A estratégia complementar a de carros elétricos se deve, conforme justifica a empresa, a falta de uma rede de recarga bem distribuída na região, além de níveis de suprimento de energia verde baixos. “Os biocombustíveis, com um balanço positivo de CO2, podem ser uma ponte para a era da eletricidade”, comunica a empresa.

Tanto a frota como a empresa devem se tornar neutras em carbono até 2050, promete a Volkswagen. A mobilidade elétrica é parte do plano para alcançar esse objetivo, inclusive na América Latina, embora isso ainda ocorra em uma “perspectiva de longo prazo”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.