Ford e Toyota querem acelerar padronização de app para veículos
O anúncio da parceria foi feito na CES, feira internacional de tecnologia, que acontece até o dia oito deste mês em Las Vegas (EUA). A Ford e a Toyota vão formar o SmartDeviceLink Consortium, uma organização sem fins lucrativos para gerenciar uma plataforma de software de código aberto voltada ao desenvolvimento de aplicativos (apps) de smartphones para veículos.
O objetivo, de acordo com as empresas, é incentivar a padronização na indústria e dar mais opções de conectividade e controle para os consumidores. O consórcio tem como primeiros membros as montadoras Mazda, Grupo PSA, Fuji Heavy Industries e Suzuki, além dos fornecedores Elektrobit, Luxoft e Xevo. As empresas Harman, Panasonic, Pioneer e QNX também assinaram cartas de intenção para participar.
O SmartDeviceLink oferece aos consumidores fácil acesso a aplicativos de smartphones, por comandos de voz e visualização na tela do veículo. A adoção de uma plataforma de código aberto cria um padrão comum para a integração dos aplicativos pelos fabricantes de automóveis e fornecedores.
“Incentivar a inovação está no centro da decisão da Ford de criar o SmartDeviceLink e o consórcio é um passo importante para alcançar esse objetivo”, disse Doug VanDagens, diretor global de Veículos e Serviços Conectados da Ford e membro do conselho do consórcio. “Com o aumento da parceria e engajamento dos desenvolvedores, os consumidores vão ganhar experiências inovadoras com aplicativos.”
Shigeki Tomoyama, presidente da Toyota Connected Company, destacou que a conectividade dos smartphones com a interface do veículo é um dos serviços conectados mais importantes. “Usando o SmartDeviceLink, podemos oferecer esse serviço aos nossos clientes de forma segura. Estamos empolgados em colaborar com muitos fabricantes de automóveis e fornecedores que compartilham da nossa visão.”