Exclusivo: as estratégias da IBM por trás do grande anúncio da NewCo

Em entrevista ao IT Forum, Ana Paula Assis, General Manager e Client Transition Leader da IBM Global, fala sobre o novo momento da companhia

Author Photo
6:09 pm - 10 de dezembro de 2020
Divulgação/IBM

Era outubro deste ano quando a IBM anunciou uma nova estratégia que reverberou o mercado. A gigante de tecnologia que, há dois anos comprava por US$ 34 bilhões a Red Hat, veio a revelar que dividiria-se em duas grandes companhias. A IBM e a nova NewCo. Com a mudança, um novo desafio bateu à porta de Ana Paula Assis, até então General Manager da IBM América Latina: liderar a transição dos clientes da IBM Global para o spin-off.

“Eu continuo na IBM”, esclarece a executiva em entrevista exclusiva ao IT Forum. “Estou fazendo um projeto para realmente ajudar a levar os clientes para essa nova empresa”, complementa. O novo marco na história da companhia completa, agora e de certa forma, o ciclo iniciado com a aposta na Red Hat. “Esse anúncio reforça a estratégia que a IBM começou a delinear há dois anos quando a gente tomou a decisão de adquirir a Red Hat”, conta Ana Paula […] E nos posicionarmos com um portfólio muito mais preparado para capturar a grande oportunidade que enxergamos da cloud híbrida aberta”.

Leia também: Os livros que ajudaram executivos a liderar durante a pandemia

A NewCo, que começa a operar no segundo semestre de 2021, terá como missão, diz a executiva, ajudar os clientes da IBM a fazerem seus processos de transformação digital de maneira mais estruturada. Ao mesmo tempo, a companhia vai de encontro a uma demanda inevitável do mercado como um todo: a digitalização e a migração para a nuvem, seja ela multicloud ou híbrida. “A decisão de separar nossa unidade de serviços de gestão de infraestrutura vem com o objetivo de trazer maior foco para essas duas empresas”, conta Ana Paula. “A IBM vai continuar focada em tecnologia, em serviço de desenvolvimento de aplicação e a NewCo vai estar focada nos serviços de gestão de infraestrutura”, acrescenta.

A decisão também posiciona as duas companhias em seus nichos de mercado, defende a executiva. Com isso, IBM e NewCo estão melhor preparadas para atrair capital e ajudar com seus objetivos estratégicos. “No caso da IBM, avançar no investimento em seu portfólio de tecnologia e no caso da NewCo, investimentos que permitam aumentar a eficiência e a capacidade de entrega de serviços da empresa e inovar também, ajudando os clientes a fazerem seu processo de transformação digital”, explica Ana Paula.

Na entrevista em vídeo ao IT Forum, a executiva detalha os planos da nova NewCo, o que a mudança significará para os clientes, as vantagens competitivas de ter a estrutura da IBM para se lançar ao mercado e também revisita a própria carreira. Graduada em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Goiás, Ana Paula possui mais de 25 anos de IBM e foi a primeira mulher a liderar a companhia na América Latina. “Aprendi muito, pois girei muito”, diz ela ao lembrar das experiências internacionais e diversas áreas que vivenciou na companhia. “A cada três anos, tive oportunidade de fazer coisas diferentes na mesma empresa. E a IBM é altamente dinâmica. Uma empresa que se transformou ao longo de sua história”, indica.

Assista a mais um episódio do ITF Grandes Entrevistas, abaixo:

 

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.