Samsung Recicla aumenta volume de resíduos coletados em 115% durante 2023

Programa de logística reversa da Samsung inclui pontos de coleta em lojas e centros de serviço. Equipamentos maiores podem ser coletados em casa

Author Photo
9:45 am - 12 de abril de 2024
samsung, loja Foto: Divulgação

A coreana Samsung anunciou essa semana que seu programa de logística reversa no Brasil, chamado de Samsung Recicla, aumentou em 115% o volume de resíduos eletrônicos coletados durante 2023, na comparação com o ano anterior. A empresa não informou o quanto isso representa em toneladas ou número de equipamentos.

A iniciativa existe desde 2017 e coleta produtos eletrônicos quebrados ou sem uso (inclusive de outras marcas) e os manda para processos de reciclagem adequados.

Segundo a marca, o Recicla disponibiliza urnas de coleta para produtos de pequeno e médio porte em lojas e centros de serviço da Samsung.

Leia ainda: Hydro Paragominas usa drones para recuperar áreas degradadas pela mineração

São coletadas baterias, carregadores, smartphones, fones de ouvido, tablets, notebooks e televisores abaixo de 40 polegadas. Produtos de grande porte como geladeiras, lavadoras, fogões e TVs acima de 40 polegadas, entre outros, podem ter a coleta solicitada em casa.

“Entendemos a importância da logística reversa, não apenas em termos de ações empresariais e internas, mas também de estimular as pessoas a adotarem esses hábitos”, pondera Luiz Xavier, diretor sênior de Customer Service da Samsung Brasil. “O Samsung Recicla dá aos consumidores essa oportunidade de descartar equipamentos quebrados ou sem uso de forma adequada.”

Como funciona?

Segundo a Samsung, consumidores que quiserem descartar produtos de pequeno porte podem ir até uma loja ou centro de serviço autorizado Samsung e depositá-los nas urnas de coleta. Isso inclui smartphones, tablets, acessórios, pilhas, baterias e peças menores.

Ao depositar os objetos na urna, a pessoa deve preencher e assinar um termo de ciência e acordo com o descarte oferecido, seguindo requerimentos da legislação vigente. O termo pode ser preenchido online nesse link.

Para produtos de médio e grande portes, como refrigeradores, máquinas de lavar, aparelhos de ar-condicionado e televisores, o consumidor deve entrar em contato com a Samsung no WhatsApp ou Live Chat para agendamento da coleta. O passo a passo pode ser visto nesse link.

A empresa ressalta que o consumidor deve, antes do descarte, transferir dados para outro dispositivo e apagá-los completamente do aparelho descartado. Celulares antigos e smartphones também devem ter o chip da operadora e o cartão de memória removidos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.