Elon Musk promete doar US$ 100 milhões para solução de sustentabilidade
Fundador da SpaceX e Tesla prometeu dar, na próxima semana, mais detalhes sobre prêmio para tecnologia que consiga capturar carbono
Elon Musk, fundador da SpaceX e da Tesla, informou em sua conta no Twitter, nessa quinta-feira (21), que vai doar US$ 100 milhões para premiar a melhor tecnologia de captura de carbono. Musk, que recentemente ultrapassou Jeff Bezos, da Amazon, para se tornar a pessoa mais rica do mundo, não forneceu mais detalhes, exceto para adicionar em um tweet de acompanhamento que “os detalhes virão na próxima semana”.
Por outro lado, uma pessoa familiarizada com o plano disse ao TechCrunch que ele será conectado à Xprize Foundation, a organização sem fins lucrativos que hospeda competições destinadas a incentivar o desenvolvimento tecnológico e a inovação.
A definição de captura e armazenamento de carbono é ampla como o nome indica. O dióxido de carbono residual emitido em uma refinaria ou fábrica é capturado na fonte e, em seguida, armazenado com o objetivo de remover o subproduto potencialmente prejudicial do meio ambiente e mitigar as mudanças climáticas. Não é uma busca nova e várias empresas surgiram nas últimas duas décadas com diversos meios de atingir o mesmo objetivo final.
Leia também: Renault lança serviço de veículos por assinatura no Brasil
O alto custo inicial de captura e armazenamento ou sequestro de carbono (CCS) tem sido o principal obstáculo para a tecnologia. No entanto, existem empresas que se mostraram promissoras na captura e utilização do carbono – um primo do CCS, no qual as emissões coletadas são, então, convertidas para outros usos mais valiosos.
A Climeworks, uma startup suíça, é especializada em captura direta de ar. A captura direta de ar usa filtros para capturar o dióxido de carbono do ar. As emissões são, então, armazenadas ou vendidas para outros usos, incluindo fertilizantes ou mesmo para adicionar bolhas encontradas em refrigerantes. A Carbon Engineering é uma empresa canadense que remove dióxido de carbono da atmosfera e o processa para uso na recuperação aprimorada de petróleo ou mesmo para criar novos combustíveis sintéticos.