Tendências que vão impactar o mercado de tecnologia
Antes reservada para entusiastas, a tecnologia se tornou parte integrante do cotidiano de todos. Confira as principais tendências atuais do setor.
Na era da informação, a evolução é constante em todas as áreas, sobretudo no campo da tecnologia, que passa por mudanças quase diariamente. O tempo todo surgem novas linguagens, formas de empregar a tecnologia, novas peças de hardware, processadores, GPUs e, além do aumento na força bruta desses equipamentos, também ocorre a miniaturização dos chips.
Desde o advento dos smartphones, a portabilidade da tecnologia e a computação em nuvem tornaram o acesso à tecnologia muito mais universal, e a evolução da usabilidade para os clientes finais também fez que ocorresse uma espécie de corrida do ouro no desenvolvimento de novas aplicações e formas de utilizar essas tecnologias. O campo deixou de ser para os entusiastas e tornou-se parte do dia a dia de todos.
Mas quais são as principais tendências que estão acontecendo neste momento e permearão os próximos anos?
1. Inteligência Artificial (IA)
Não dá para começar um artigo de tecnologia e tendências sem falar da queridinha do momento: a Inteligência Artificial. Ela está presente em todos os lugares e não é mais aquela previsão futurista dos filmes de ficção científica. Na verdade, a Inteligência Artificial teve sua origem na Conferência de Dartmouth, realizada em 1956, onde pesquisadores pioneiros se reuniram para explorar a ideia de criar máquinas capazes de imitar a inteligência humana.
O evento foi um marco inicial no desenvolvimento da IA, unindo especialistas em matemática, psicologia e ciência da computação que lançaram as bases para décadas de pesquisa e avanços que culminaram no progresso atual da IA.
Atualmente, a tecnologia contempla uma miríade de funções, que vão desde chatbots superinteligentes, carros autônomos a aplicações de mobilidade. Até mesmo ajudam nos processos seletivos da própria Robert Half. Empresas de TI estão mergulhando de cabeça, criando soluções inovadoras que automatizam processos, otimizam tarefas e até preveem o futuro (ou o que há de mais próximo disso) com base em análises de dados avançadas.
A verdadeira revolução da IA que ocorre atualmente é o fato de que as ferramentas estão, agora, acessíveis para “hobbystas” e entusiastas e já não necessitam de equipamentos caros para ser executadas. É fato que há muito medo e incertezas acerca do assunto, mas não existem motivos para pânico, a tecnologia é disruptiva e ainda passará por muitas transformações que impactarão a vida cotidiana e o trabalho.
2. Computação em nuvem
Um conceito um tanto abstrato, que, no entanto, faz muito sentido. A computação em nuvem é pouco entendida por quem não é entusiasta, mas é uma ótima maneira de otimizar o armazenamento de dados e facilitar a colaboração de equipes que podem trabalhar juntas mesmo estando baseadas em locais diferentes. De startups a gigantes corporativas, todos estão explorando as vantagens de ter tudo à disposição a um clique de distância.
3. 5G e a Internet das Coisas (IoT)
Ainda em processo de implementação em larga escala, o 5G já está disponível em grandes cidades pelo Brasil e oferece altas velocidades para baixar arquivos e baixa latência. À medida que essa tecnologia se tornar mais comum, as aplicações de Internet das Coisas (que conectam desde carros até geladeiras e semáforos com a internet) tornarão o mundo mais inteligente e servirão para economizar recursos e revolucionar os transportes, a medicina e o planejamento urbano. Além disso, é possível utilizar funções como realidade aumentada, jogar on-line e até mesmo realizar cirurgias remotas com alta precisão.
4. Cibersegurança
Não dá para falar em tecnologia sem discutir segurança. A tecnologia evolui e, com ela, avançam também as tentativas de ataque a empresas, assim como as técnicas de invasão. Investir em cibersegurança é fundamental.
Com o aumento de ataques e brechas de segurança, empresas, desde startups até grandes companhias, investem pesado para manter suas informações protegidas. A Inteligência Artificial também entra aqui, ajudando a detectar ameaças antes que elas se tornem pesadelos.
5. Consumo de tecnologias corporativas
A popularização da tecnologia está influenciando as mais diversas áreas das empresas, não somente o setor de Tecnologia da Informação. Com esse conceito, as decisões de compra são tomadas por representantes de todo o negócio. As compras de soluções corporativas estão ganhando impulso e a tendência é de que elas não sejam feitas exclusivamente pelos departamentos de TI nos próximos anos.
6. ‘Marketplaces’ digitais
Os compradores de tecnologia estão dominando os marketplaces digitais para encontrar, comprar, implementar e integrar soluções avançadas. Clientes não relacionados à tecnologia também estão recorrendo cada vez mais aos marketplaces para atender às suas necessidades tecnológicas. Nessa situação, eles aceleram o tempo de entrada no mercado, ampliam a cobertura de segmentos-alvo e ajudam no desenvolvimento de ecossistemas de parceiros.
7. Aplicações inteligentes
Essas soluções criarão valores e transformarão mercados ao aprender, se adaptar e gerar novas ideias e resultados. Um exemplo é a Inteligência Artificial generativa, que cria conteúdos de mídia (textos, imagens, vídeo e áudio), dados sintéticos e modelos de objetos físicos.
Alexandre Mendonça é Division manager na Robert Half em Belo Horizonte