Tecnologia verde: um caminho rumo à sustentabilidade

Práticas de sustentabilidade podem otimizar o ciclo de vida de produtos de forma responsável, além de gerar menor impacto ambiental

Author Photo
10:00 am - 07 de fevereiro de 2024
metas de sustentabilidade Imagem: Shutterstock

No cenário empresarial atual, a responsabilidade ambiental tornou-se uma prioridade incontestável. Além do que, consumidores têm se mostrado cada vez mais preocupados com o impacto ambiental que a indústria exerce sobre o meio ambiente. Segundo pesquisa Tech Compass 2023, realizada pela empresa Bosch, 75% das pessoas acreditam que o progresso tecnológico pode tornar o mundo um lugar melhor.

E os debates sobre a responsabilidade de países e indústrias com o meio ambiente têm ganhado cada vez mais força. Um exemplo recente foi na COP 28 (Conferência do Clima da ONU), ocorrida em Dubai, que determinou o fim do uso de combustíveis fósseis de forma gradual. Aliás, o uso de energia limpa ou alternativas já uma realidade entre as empresas.

Pensando em ESG, as empresas estão cada vez mais conscientes da necessidade de adotar práticas sustentáveis, e para isso têm tomado medidas que reforcem seu papel com o meio ambiente. Dentre as tendências está o uso de tecnologias verdes, uma maneira que busca conduzir o ciclo de vida do produto de forma responsável e a fim de gerar menor impacto possível ao meio ambiente.

Para entender um pouco mais sobre o tema, atualmente podemos contar com alguns tipos de tecnologia verde: energia eólica, solar, bioinseticida, captura de carbono, fazendas verticais e gestão de resíduos. No caso da energia eólica, é uma alternativa em expansão no Brasil mais barata que outras e que não gera emissão de poluentes na atmosfera, uma vez que utiliza a força dos ventos para a geração de eletricidade. Essa, aliás, tem sido a opção de muitas empresas que demandam grande quantidade de energias como, por exemplo, data centers.

Leia também: Desafios e sucessos da segurança do trabalho na região da América Latina

Já a luz solar é um recurso natural inesgotável, partindo deste ponto, é válido afirmar que painéis e placas solares para são uma boa opção para empresas que querem substituir o uso de combustíveis fósseis e reduzir do uso de energia elétrica fornecida por concessionárias.

A tecnologia bioinseticida é uma alternativa ambientalmente aceita para reduzir os efeitos dos defensivos agrícolas convencionais, uma vez que os mesmos podem causar grandes impactos ambientais e efeitos nocivos para a saúde humana e de animais. Apesar de ser uma novidade, o setor tem avançado no desenvolvimento de soluções de combate à pragas e insetos que não causem danos.

Outra opção para empresas de agronegócio são as fazendas verticais, ou seja, um espaço destinado à produção de alimentos e em camadas verticais. O cultivo verticalizado é feito com a ajuda de tecnologias com o foco no desenvolvimento sustentável. Por meio delas, ocorre o crescimento da plantação sem uso de agrotóxicos, com maior economia de água e melhor aproveitamento do terreno de solo fértil.

A captura de carbono nada mais é do que a obtenção de energia por meio do carvão mineral, a fim de se tornar mais sustentável no processo de extração do gás carbônico presente no mineral. Por meio da gaseificação, o elemento é usado em altas temperaturas que auxiliam a girar turbinas a vapor e criar energia elétrica.

A gestão de resíduos, apesar de já estar em debate há um tempo, também é uma forma de tecnologia verde que tem como desafio superar o problema da grande quantidade de descarte de resíduos. O uso de sistemas automatizados de rastreamento de resíduos e tecnologias de escaneamento automatizado para separar o plástico de outros materiais podem ser boas alternativas.

Independentemente do tipo tecnologia sustentável adotada pela empresa, esse tipo de recurso veio para redefinir os paradigmas tradicionais adotados pelas companhias, e tem tornado as empresas mais sustentáveis, eficientes e socialmente responsáveis.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.