O processo de gamificação do setor financeiro
Desbloqueando o potencial da gamificação no mercado financeiro: por onde começar a para indo ir?
Gamificação é um sistema que utiliza mecânicas e técnicas de jogos para engajar, motivar comportamentos e prender a atenção de consumidores reais.
Engajamento orgânico na era das mídias sociais
Ser capaz de gerar engajamento orgânico com seus clientes, na era das mídias sociais, é fundamental para uma boa gestão de marca. Investir em soluções inovadoras e atraiam potenciais clientes é uma obrigação num mercado cada vez mais competitivo e diversificado.
A ascensão dos jogos no Brasil
Segundo a Pesquisa Games Brasil (PGB), em pesquisa realizada em 2020, 73% da população brasileira joga algum tipo de jogo, independente da plataforma, um crescimento de 7% em um intervalo de um ano. Nunca se jogou tanto no Brasil. Ainda que o sistema de gamificação não seja amplamente difundido no país, ele possui um enorme potencial de crescimento e faturamento para as empresas que resolverem investir nesse tipo de setor, já que evidentemente existe público para consumir a novidade.
Gamificação como ferramenta de fidelização
Para interagir com uma nova geração de clientes, que continuam dando seus primeiros passos na vida financeira, a gamificação surge como meio de fidelização dos consumidores. Ao mesmo tempo, em que personaliza a experiência do cliente em aplicativos e agências físicas e amplia o uso de canais digitais, é capaz de reduzir custos operacionais.
Transformando a experiência do cliente
Ela também serve para acabar com a mística de que o setor financeiro é algo burocrático, tedioso e de difícil compreensão. Redefinindo a relação cliente-empresa, a gamificação pode deixar o contato mais leve, permitindo que os clientes permaneçam mais tempos nas plataformas bancárias, trazendo vantagem para ampliar a carteira de negócios.
Elementos cruciais da gamificação
A gamificação utiliza de atributos dos jogos para prender a atenção e motivar digitalmente os clientes. Geralmente disponibilizada em apps mobile do próprio banco, já que o smartphone é a plataforma mais acessada pelo público-alvo, a gamificação precisa criar uma imersão capaz de mudar a visão das pessoas.
Os pilares da gamificação de sucesso
Para que um sistema de gamificação possa ser bem-sucedido é necessário ter os elementos padrões que existem nos universos dos jogos, como:
1 – Storytelling: desenvolver histórias visando educar, entreter ou explicar algo;
2 – Desafios: é o que motiva os participantes a seguirem fazendo parte do sistema. É preciso desenvolver conquistas e missões que prendem a atenção e incentivam a buscar os próximos níveis;
3 – Recompensas: varia conforme os movimentos das pessoas dentro do sistema. Etapas, pontuações, moedas virtuais, níveis de experiência, medalhas, troféus, feedbacks positivos, são várias possibilidades de recompensas. São um grande atrativo para gerar um sentimento de competição entre os participantes;
4 – Ranking: um ponto crucial da gamificação. Onde todos os elementos da jogatina são centralizados e os participantes podem exibir seus desempenhos, motivando a permanência dentro do jogo.
A gamificação tem tudo para ser um sucesso em um futuro próximo. Se aplicada de forma séria, onde entregue reais vantagens aos clientes e não apenas uma tentativa de seguir tendências de mercado, ela é capaz de atrair clientes, fidelizar aqueles que já utilizam os serviços, também permitindo que as instituições financeiras conheçam melhor seus consumidores, possibilitando oferecer produtos cada vez mais personalizados.