Mais lidas
1

Inovação

Último dia: Inscrições do prêmio ‘As 100+ Inovadoras no Uso de TI’

2

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade

3

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Ligações indesejadas: Anatel determina lista única de bloqueio

A determinação da Anatel, no cenário atual, pode ser cumprida tendo em vista que já existe tecnologia disponível para esta atuação.

Alexandre Azzoni
13:07 pm - 11 de julho de 2019
Shutterstock

A ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações – determinou que as principais empresas do setor devem implementar uma lista nacional e única de consumidores que não querem receber ligações de telemarketing referente a venda de serviços de telefonia, TV por assinatura e internet. A decisão passa a valer no dia 13 de julho.

A medida visa proteger o consumidor das chamadas indesejadas. Uma pesquisa realizada pela Senacon – Secretaria Nacional do Consumidor – mostrou que 92% dos entrevistados afirmam receber ligações deste tipo. Com a determinação, as empresas precisam se adequar a regulação, além de terem que respeitar as regras estaduais que envolvem restrições de dias, horários, entre outros pontos.

Um ponto importante neste processo é que muitas vezes essas ligações são realizadas por empresas terceiras, contratadas para realizarem o processo de atendimento, vendas, cobrança, etc. Como unificar todos esses bloqueios e restrições para todas as partes envolvidas no processo em seus diferentes formatos de relacionamento?

Enquanto a decisão tomada agora pela Anatel é importante para melhorar a experiência do cliente, é válido lembrar que já existe tecnologia que permite respeitar todas essas regulamentações, inclusive as blacklists já criadas pelo Procon há algum tempo.

Assim não é nenhum bicho de sete cabeças, como afirmado por alguns, a criação da lista e muito menos o cumprimento da determinação. A tecnologia facilmente bloqueia que o discador faça ligações para números não permitidos, além de respeitar as restrições regionais de dias e horários.

Nessa luta contra as chamadas indesejadas de telemarketing, a tecnologia é muitas vezes colocada injustamente como vilã. A verdade é que além de auxiliar nestes bloqueios, também pode restringir a quantidade de vezes discadas para uma pessoa, evitar as ligações que ao serem atendidas ficam mudas e outra série de ações que causam prejuízo na relação empresa-consumidor.

Quanto mais analiso esse cenário, mais percebo a oportunidade que as teles, entre outras empresas, vêm perdendo de trazer o cliente para perto. Não é preciso esperar uma regulamentação para utilizar o melhor que a tecnologia pode oferecer. Os robôs podem sempre ser configurados para entregar uma melhor experiência para o cliente.

*Alexandre Azzoni é sócio-fundador e CSO da Callflex, especialista em inovações para o mercado de atendimento.

Tags:
Anatel
Telemarketing
Brand Post por Magna Sistemas

Adversidades climáticas e o impacto nos negócios

Aplicações tecnológicas despontam como soluções inteligentes para trabalhar as variáveis climáticas nos negócios.

Em alta

Inovação

Último dia: Inscrições do prêmio ‘As 100+ Inovadoras no Uso de TI’
Em alta

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade
Em alta

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados