IA: falta de maturidade e profissionais qualificados barram adoção nas empresas

Crescimento da IA enfrenta obstáculos de confiança, custos e resistência. Perspectiva, contudo, é positiva

Author Photo
10:13 am - 31 de agosto de 2023
IA generativa, inteligência artificial Imagem: Shutterstock

O uso da Inteligência Artificial (IA) aos poucos vai ganhando espaço na vida das pessoas e das empresas. Embora o uso e a adoção tenham crescido significativamente nos últimos anos, principalmente após a popularização das ferramentas de IA generativa, ainda existem desafios que podem limitar sua implementação em grande escala nas organizações.

É o que revela o estudo Antes da TI, a Estratégia, da IT Mídia, que entrevistou líderes de tecnologia de 557 empresas de grande porte com atuação no mercado brasileiro. De acordo com o levantamento, 58% acreditam que ainda falta confiança para realizar grandes investimentos, pois ainda lhe faltam conhecimentos ou maturidade sobre o tema.

A Inteligência Artificial é uma tecnologia complexa, em constante evolução e requer uma compreensão sólida dos algoritmos, dos dados necessários, do treinamento do modelo e das implicações éticas e legais envolvidas. A falta de conhecimento pode levar a expectativas irrealistas, seleção inadequada de soluções ou falta de compreensão dos requisitos necessários para uma implementação bem-sucedida.

Por esses motivos e pela falta de maturidade citada acima, hoje, apenas 33% dos respondentes da pesquisa acreditam que a IA tenha alta relevância para o negócio em que suas respectivas empresas estão inseridas. Porém, o cenário é promissor para um futuro não tão distante (daqui a dois ou três anos), já que 74% acreditam que a tecnologia terá alta importância para suas áreas de atuação.

IT Forum Series: IA nas empresas é desafio de comunicação e capacitação

Outro ponto importante são os custo e recursos que, segundo 46% dos respondentes da pesquisa, é a maior barreira existente para projetos que envolvam IA. A implementação desta tecnologia pode exigir investimentos significativos em infraestrutura, hardware e software, além do investimento em profissionais qualificados no tema – que estão valorizados pela escassez do mercado – e aparecem como o segundo maior entrave para o desenvolvimento de projetos que utilizem IA

Nem todas as organizações têm os recursos financeiros ou humanos necessários para realizar esses investimentos e a falta de exemplos práticos ou dificuldade em apresentar ROI (retorno do investimento) pode tornar a adoção da IA menos atraente para essas organizações.

Por fim, a implementação da tecnologia enfrenta, em alguns casos, resistência cultural e medo por parte dos colaboradores das próprias corporações, que podem se preocupar com a substituição de seus empregos por máquinas ou algoritmos. É importante educar e envolver os funcionários no processo de implementação da IA e mostrar como ela pode complementar suas habilidades e melhorar suas atividades.

Apesar dos desafios apresentados, a adoção da Inteligência Artificial traz inúmeros benefícios para as empresas, com destaque para o aumento da produtividade, apontado por 74% dos respondentes e suporte à tomada de decisão. Além disso, a IA é reconhecida como uma ferramenta essencial na personalização de soluções ou serviços, tornando-se um importante diferencial tecnológico para o negócio, melhorando a experiência dos clientes.

Apesar da existência desses desafios, há uma perspectiva positiva, pois, muitas organizações estão trabalhando para superá-los e encontrando maneiras de implementar a IA com sucesso. Conforme a tecnologia evolui e mais casos de uso são desenvolvidos, é natural esperar um aumento na adoção da IA pelas organizações nos próximos anos.

*Pedro Hagge é gerente de estudos e pesquisas da IT Mídia

**Georges Nabahan é analista de estudos e pesquisas da IT Mídia

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.