Gestão de continuidade de negócio: tipos de recursos, etapas e outros

GCN possibilita que a organização tenha um menor impacto e uma razoável continuidade operacional, quando de uma indisponibilidade de recurso.

Author Photo
4:11 pm - 10 de outubro de 2023

Frans Jansz Post (1612-1680)  – Catedral Olinda/PE – Brasil. Museu Nacional Amsterdam

Edison Fontes, 2023.

Gestão de Continuidade de Negócio (GCN) é um conjunto de atividades, processos, ferramentas, pessoas e controles previamente estruturados, documentados e testados, que tem o objetivo de garantir a continuidade mínima, previamente acertada, dos serviços e/ou das áreas de sustentação do negócio, quando da indisponibilidade de um ou mais recursos relevantes para a organização.

Em resumo, o GCN possibilita que a organização tenha um menor impacto e uma razoável continuidade operacional, quando de uma indisponibilidade de recurso.

Tipos de recursos

A primeira etapa quando da elaboração de uma Gestão de Continuidade de Negócio é identificar quais são os tipos de recursos que serão considerados. Isto porque, apesar de serem construídos planos de continuidade, o tipo de recurso será base para planos diferentes, porém parecidos (irmãos). Toda esta consideração é para facilitar o profissional responsável pelo processo de gestão de continuidade de negócio da organização, seja um profissional interno ou um consultor.

Esta separação de tipos de recursos, facilita a construção dos planos, que juntos possibilitarão a Gestão da Continuidade de Negócio. A estrutura e etapas dos planos para recursos diferentes, não altera. Porém, o conteúdo do plano é diferente para cada tipo.

Temos os seguintes iipos de recursos:

Recurso informação: quando a informação ou dados são os principais recursos nos diversos ambientes e formatos.

Recurso não Informação: quando o recurso a ser recuperado não é de natureza informação ou dados. E neste caso podemos subdividir em três subcategorias para melhor escrever planos com características similares.

Recurso operacional: quando se trata de um recurso crítico para a execução dos serviços da organização.

Recurso de ambiente físico: quando se trata de ambientes físicos que suportam o negócio da organização.

Recursos humanos: quando tratamos da criticidade de pessoas para a continuidade de negócio.

 

2023.10.10.1

Figura Tipos de Recursos – GCN – Fonte: autor

Etapas

A elaboração de um GCN exige uma estrutura de etapas que dependendo do projeto serão todas consideradas ou algumas delas. As diversas metodologias de GCN variam um pouco, mas praticamente todas consideram, às vezes mudando a nomenclatura ou formado, as seguintes etapas.

Escopo e cenário: o que é considerado e qual a condição dos recursos envolvidos.

Priorização de recursos: definição da ordem de prioridade e tempo para a recuperação dos recursos.

Seleção de estratégia: definição da solução para recurso ou ambiente alternativo.

Estruturação e construção do plano: elaboração das equipes, fluxo, atividades, responsabilidades e documentação.

 Planejamento e realização de testes: preparação, estruturação, execução e avaliação de testes.

 Manutenção do plano: planejamento e regras para a atualização periódica e atualização pontual.

2023.10.10.2

Esta é uma abordagem prática com o objetivo de facilitar a elaboração, entendimento e manutenção dos Planos de Continuidade.

Plano de crise e plano de comunicação

Considerando GCN, o Plano de Crise e o Plano de Comunicação, existem para suportar e possibilitar uma atuação holística de todas as áreas de organização. Evidentemente que eles podem ter uma vida independente, mas na prática eles complementa e possibilitam a efetividade dos demais planos.

Plano de crise: é um conjunto de ações e controles que devem ser tomadas pela organização quando de um evento inesperado que represente ameaça significativa para a organização. Neste plano são envolvidos o Corpo Diretivo, Presidência e até o Conselho de Administração, considerando a ocorrência e o possível impacto negativo.

Plano de comunicação: este plano garante a existência da comunicação interna na organização e também (principalmente) a comunicação da organização com o ambiente externo: mídia, clientes, acionistas, órgão do governo e similar.

2023.10.10.3

Plano pronto?

Uma Gestão de Continuidade de Negócio deve ser elaborada e construída especificamente para cada organização e para cada situação da organização. Não existe “plano pronto na prateleira”. Quem buscar soluções deste tipo, inclusive nas ferramentas de Inteligência Artificial, terá um belo documento, com grandes chances de não atender as necessidades da organização.

O que existe são direcionadores, referências e abordagens, como esta, que ajudam a elaboração, implementação e manutenção dos planos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.