Desafios e oportunidades à vista no mar de 2024

Desafie ondas de mudança com IA e IAG, criando valor e inovando em meio à tempestade de oportunidades

Author Photo
2:00 pm - 19 de dezembro de 2023
Executivo, barco, mar, desafios oportunidades A stranded businessman standing in a rowboat in the ocean looks through a spyglass and searches the horizon for help.

Dia desses me deparei com uma postagem bem-humorada, estampando a foto de uma onda enorme pronta para engolir uma pessoa perplexa na beira do mar. O texto dizia mais ou menos o seguinte: 2024 chegando e eu tentando processar 2020. Soa engraçado e até meio absurdo, mas é verdade que o passar dos anos parece caminhar num tremendo descompasso em relação ao ritmo das mudanças que atravessamos a cada ano, a cada mês, a cada dia até. Quem trabalha com tecnologia, então, fica com a impressão de estar o tempo todo empreendendo um esforço enorme para furar cada onda e sair inteiro do outro lado. Lembrando que, assim como no mar, as ondas vêm em série, nem sempre com intervalo entre uma e outra.

Foi com esse mar agitado que embarcamos em 2023, tentando remar a bordo da inteligência artificial (IA), agora tão próxima, tão acessível, e preocupados com os riscos inerentes aos nossos projetos pessoais e profissionais. Chegamos ao fim do ano com a certeza de que a inteligência artificial ​​generativa (IAG) não é um bicho-papão da criatividade ou dos empregos, e conviver e aprender com o seu poder disruptivo é o que vai nos impulsionar nos próximos ciclos de mudanças.

E ela ainda pode aliviar o fardo de tarefas repetitivas e liberar tempo e espaço cerebral para que os profissionais de marketing pensem de forma mais estratégica sobre como aumentar a eficácia e o ROI de seus esforços.

Leia também: Vamos humanizar nossas ações de marketing e vendas B2B?

Uma pesquisa do BCG feita com mais de 200 CMOs de todo o mundo revelou que eles estão otimistas quanto à capacidade da  IAG de aumentar a produtividade e criar vantagem competitiva. Cerca de 70% disseram que suas organizações estão usando IAG e metade deles enxerga a recente tecnologia como uma ferramenta para lançar novos produtos e modelos de negócios. E é só o começo da brincadeira.

De onda em onda chegamos em 2024 e, além da carta náutica que a tecnologia apenas esboçou, não temos muitas certezas. Sabemos que novas tecnologias e modelos de negócios vão continuar surgindo, muitos deles liderados pelo setor financeiro, basta ver a revolução que está em curso no Open Finance brasileiro, mas isso é assunto para outro artigo.

Veja mais: O futuro do marketing B2B já chegou à sua empresa?

Sabemos também que as dores e inquietações dos nossos clientes são, guardadas as proporções, as mesmas dos líderes das maiores companhias do mundo. Consultorias e universidades tentam projetar o farol na direção do futuro, como um estudo do Gartner, que além de propor investimentos em tecnologia recomenda o básico: “entregar mais valor para quem é a razão de ser do seu negócio”. Deveria ser o mantra para todo profissional envolvido na operação B2B. O Gartner ainda detalha a receita:

  • Refine e acelere a forma como você melhora a experiência das partes interessadas e expanda suas opções para gerar receita.
  • Ajuste-se continuamente às mudanças nas demandas dos clientes internos e externos para criar um ciclo virtuoso de determinação e de entrega de valor.
  • Inclua novas abordagens para clientes baseados em algoritmos, cuja influência está crescendo rapidamente.
  • Facilite o acesso controlado a ferramentas digitais em rápida evolução, estejam elas relacionadas com IAG, com qualificação e migração da força de trabalho ou com outras oportunidades de aumento e automação.

Temos ainda muito a refletir sobre o impacto de tudo isso em assets como autenticidade e humanização, tão importantes nas relações B2B. Porque modelos probabilísticos e capacidade ilimitada de conexões entregam muito em termos de estratégia, mas ainda não dão o recado completo. Tudo isso para dizer que desafios e oportunidades estão boiando num mar de 2024. E aí, pronto para encarar a “série” com vontade e segurança ou vai deixar a onda gigante engolir você?

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.