Crunchyroll aposta em Portal do Desenvolvedor para fortalecer games no streaming e decreta – “Brasil é um dos nossos principais mercados”

Crunchyroll, streaming focado em animes e outros produtos do gênero, já tem game brasileiro e quer continuar investindo na região

Author Photo
10:00 am - 12 de março de 2024
Terry Li, gerente geral de games da Crunchyroll Terry Li, gerente geral de games da Crunchyroll (Imagem: Divulgação/Crunchyroll)

A relação dos assinantes com as principais plataformas de streamings definitivamente mudou. Mais do que buscar filmes, séries, animes e outros programas, quem curte games já percebeu a estratégia forte de se trazer uma biblioteca robusta de jogos e assim potencializar ainda mais o número de assinantes e, claro, os negócios como um todo. Bem, não por acaso diversas desenvolvedoras e publishers têm levado seus games para os streamings. Estamos falando, inclusive, de jogos triple A e indies premiados!

Mais do que isso: os streamings estão criando vínculos com novos desenvolvedores e estúdios de games. Caso da Crunchyroll – plataforma focada em animes e mangá com atuação em 200 países – que lançou recentemente o Portal do Desenvolvedor, cujo objetivo é justamente estreitar laços com desenvolvedores e editores, seja com projetos em andamento ou games recém-lançados para fazer parte da biblioteca de games da empresa. A Crunchyroll é uma joint-venture operada independentemente, composta pela empresa Sony Pictures Entertainment e pela japonesa Aniplex.

E já tem jogo brasileiro por lá e uma estratégia muito robusta de negócios aqui no País. E para falar mais sobre esse posicionamento do streaming no Brasil, a Coluna Além do Gameplay conversou com Terry Li, Vice-presidente Executivo de Mercados Emergentes da Crunchyroll e Gerente Geral de Games na empresa. “O Brasil é consistentemente um dos principais mercados ano após ano na Crunchyroll”, decreta. Confira a entrevista completa!

Como está o posicionamento atual de Crunchyroll no Brasil e América Latina? Pode trazer um número de assinantes ou de crescimento nos últimos anos? Comparação com o restante do mundo e a importância do mercado brasileiro pensando no grande número de fãs em animes por aqui…

A Crunchyroll tem servido super bem aos fãs apaixonados em toda a América Latina por mais de uma década, oferecendo uma variedade de maneiras de experimentar e se conectar com os animes. Isso inclui nossa biblioteca de streaming com conteúdo como séries, filmes e especiais de mais de 1.000 títulos de anime, além de 3.300 vídeos musicais japoneses e shows, lançamentos de filmes nos cinemas em toda a América Latina, ativações em eventos regionais como a CCXP, produtos de consumo, jogos e muito mais.

O Brasil, em particular, possui uma história duradoura e afinidade cultural com o anime, com séries populares chegando pela primeira vez à televisão aberta nos anos 60, graças aos profundos laços do país com o Japão. A relação do Japão com o Brasil é uma das mais antigas com um país ocidental e, hoje, o Brasil é lar da maior comunidade de descendentes japoneses fora do Japão.

Leia também: Indicação ao The Game Awards não garante aumento das vendas de jogo brasileiro

Esse amor e apreciação pelo meio cresceu com o aumento da internet de alta velocidade e do streaming, permitindo aos fãs maior acesso às suas séries favoritas e a novos fãs ao redor do mundo para celebrar essa paixão compartilhada.

Com mais de 13 milhões de assinantes e milhões de usuários globalmente, o Brasil é consistentemente um dos principais mercados ano após ano na Crunchyroll. Nosso público brasileiro é muito importante para nós, e temos grandes planos para continuar investindo na região.

Quando a empresa percebeu a importância de incluir games na plataforma? Sabemos que os serviços de streaming, como o Netflix entre outras, tem apostado muito nesta estratégia para potencializar assinaturas. Como essa estratégia tem evoluído para a empresa?

Nós sabemos que 90% da comunidade da Crunchyroll se identifica como fãs de jogos, então os jogos têm sido uma área de foco para nós por um bom tempo, com um objetivo muito consistente: permitir que os fãs de anime mergulhem mais profundamente nesse mundo.

Em 2018, lançamos a Crunchyroll Games, uma editora de títulos gratuitos disponíveis para todos os fãs de anime, incluindo o recente One Punch Man: World. Em novembro passado, lançamos Crunchyroll Game Vault— uma crescente biblioteca de títulos premium móveis gratuitos disponíveis exclusivamente para nossos membros Mega e Ultimate Fan.

Crunchyroll Games e Crunchyroll Game Vault fazem parte de nossa abordagem de flywheel mais ampla, que permite aos fãs aprofundarem sua experiência com animes. Por exemplo, os fãs podem desfrutar de uma série simultânea ou do catálogo em nossa plataforma de streaming, assistir ao lançamento nos cinemas, comprar produtos através de nossos parceiros locais e explorar uma nova aventura através dos jogos.

Ao longo dos anos, tanto no modelo gratuito quanto no modelo premium, o suporte da Crunchyroll para parceiros de publicação e desenvolvimento também se expandiu para oferecer soluções completas de publicação, desde o desenvolvimento original até o co-desenvolvimento e a aquisição de operações. Ajudamos nossos parceiros a desenvolver, localizar e comercializar jogos em todos os nossos territórios.

Pensando no público de Brasil e América Latina, como a Crunchyroll Game Vault tem se comportado? Aqui em nosso País o perfil dos assinantes é também de se aventurar pelos jogos? O número de assinantes gamers têm evoluído ou é uma cultura que precisa ainda ser trabalhada? Como os jogadores por aqui tem curtido esses games – console, mobile…?

O Crunchyroll Game Vault foi lançado no final do ano passado para oferecer aos membros Mega e Ultimate Fan da Crunchyroll uma crescente biblioteca de títulos de jogos mobile premium gratuitos, e estamos encorajados e animados com a resposta dos fãs. A primeira seleção inclusive apresentou um jogo desenvolvido no Brasil chamado Wolfstride, e os criadores da Raw Fury são grandes fãs de anime.

Estamos vendo uma comunidade saudável de fãs desfrutando dos jogos em todo o Brasil e América Latina, e estamos ansiosos para adicionar ainda mais títulos para os jogadores existentes e novos fãs desfrutarem.

Qual a importância do Crunchyroll Game Vault para a evolução da plataforma como negócio? Os games são fundamentais para o crescimento de faturamento e número de assinantes?

Crunchyroll Games e Crunchyroll Game Vault são elementos importantes de nosso flywheel geral. Já existe um grande crossover entre jogos e anime, e os jogos são uma maneira poderosa de imergir os fãs no mundo de suas séries favoritas e aprofundar sua experiência geral com os animes na Crunchyroll.

Veja mais: Depois da Finlândia, estúdios brasileiros de games miram no Oriente Médio, Coreia do Sul e Polônia

Você pode continuar esperando que nós inovemos neste espaço e ofereçamos aos fãs novas experiências interativas em torno do anime! Por exemplo, dois novos jogos, Ponpu e Yuppie Psycho, foram adicionados recentemente ao Crunchyroll Game Vault no mês passado.

Quais os maiores desafios de Crunchyroll para crescer como negócio no Brasil e a importância dos games em nosso contexto de País?

Hoje, os fãs têm acesso a tanto conteúdo através de streaming, jogos, redes sociais — o que você quiser, as opções de entretenimento são infinitas. É por isso que nossa equipe está comprometida em manter a Crunchyroll como a melhor casa de animes e continuar explorando e oferecendo mais maneiras para os fãs se conectarem com essa arte, como o Crunchyroll Game Vault.

Os fãs brasileiros estão entre os mais apaixonados do mundo, e isso continua verdadeiro para os jogos. O Crunchyroll Game Vault se encaixa perfeitamente no estilo de vida dos fãs brasileiros de anime como jogadores, então é um espaço importante para nós continuarmos crescendo para investir nessas paixões.

O que é o Portal do Desenvolvedor e como ele ajuda a empresa a evoluir no mundo dos games? Estúdios indies e menores são foco da empresa?

O novo Portal do Desenvolvedor da Crunchyroll facilitará para os criadores ao redor do mundo se envolverem diretamente com nossa equipe de publicação, atuando na construção de nossa seleção cuidadosa de títulos para o Crunchyroll Game Vault. Através deste portal, que já está disponível, desenvolvedores e editores podem enviar projetos em andamento, jogos lançados e muito mais para análise e possibilidade de fazerem parte da crescente biblioteca de jogos do Crunchyroll Game Vault.

Nós encorajamos totalmente que estúdios independentes e estúdios de todos os tamanhos enviem seus jogos para consideração. Nosso foco principal é encontrar jogos excepcionais que sabemos que a comunidade Crunchyroll desfrutará, e estamos ansiosos para ver as submissões de desenvolvedores de todo o Brasil e América Latina.

Quais as projeções em curto/médio prazo na estratégia de games? O que os assinantes do Brasil podem esperar de novidades?

Como mencionei anteriormente, os jogos continuarão sendo uma área de crescimento e foco para a Crunchyroll, pois sabemos que nosso público está ávido por mais maneiras de se aprofundar no mundo dos animes. Em janeiro, nossa equipe lançou One Punch Man: World, o jogo de ação 3D baseado no anime de sucesso One-Punch Man. Este jogo imerge os fãs na primeira temporada da série, incluindo todas as novas cenas, com exploração de mundo aberto, missões e 19 personagens icônicos do anime, todos com seus próprios estilos de combate de ação fáceis de aprender e difíceis de dominar.

Também introduzimos o Crunchyroll Login pela primeira vez com este título, oferecendo recompensas dentro do jogo e prêmios especiais para membros da Crunchyroll. Os fãs podem esperar novos personagens e eventos emocionantes dentro do jogo nos próximos meses para One Punch Man: World. Também continuaremos a lançar novos títulos globalmente para o Crunchyroll Game Vault.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.