Mais lidas
1

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização

2

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs

3

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Como o marketing pode potencializar a conscientização sobre o lixo?

Dados de uma pesquisa realizada pelo WWF o Brasil ocupa a quarta posição entre os países que mais produzem lixo plástico no mundo.

*Caio Pereira
18:10 pm - 20 de outubro de 2019
Shutterstock

Por mais que as pessoas estejam se conscientizando cada vez mais com os assuntos ambientais, ainda precisamos de medidas para tornar esse tema prioridade. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil ocupa a quarta posição entre os países que mais produzem lixo plástico no mundo e recicla apenas 1% desse total.

Em um país com uma ampla área de agricultura e pecuária, onde somos privilegiados por um clima que pode nos proporcionar muitos frutos para a economia, ter uma posição tão ruim como a citada acima é um cenário alarmante. Com uma geração mais ‘cabeça aberta’ que já nasceu mergulhada em uma grande quantidade de informações, e com a ajuda da tecnologia, esse cenário já deveria ser diferente.

Os últimos acontecimentos com a amazônia provaram que as pessoas se indignam com a falta de consideração daquilo de mais precioso que temos e se questionam: por que ninguém dá valor para isso? As pessoas não têm noção do que as futuras gerações terão que pagar por isso? Essas são as provas de que ainda precisamos investir em técnicas para ajudar o meio ambiente. E qual seria o caminho para potencializar a divulgação de um problema tão presente para nós brasileiros? A resposta está no marketing ambiental, que apresenta uma grande importância nessa longa jornada.

Um exemplo são os mobiliários urbanos que podem ser instalados em cidades e até em empresas, com o intuito de implementar campanhas de reciclagem – proporcionando lixos de coleta seletiva, junto com mensagens de incentivo sobre os resíduos, para que as pessoas joguem o lixo no lugar certo. O dinheiro investido para a implementação
do material naquele determinado local, pode ser revertido para ações de coleta seletiva em comunidades, em parceria com empresas, para que a população veja os resultados e cuide melhor da região.

Esse tipo de marketing já foi implementado em locais como Fernando de Noronha, Paraty, São Sebastião, Trancoso, Saquarema, Florianópolis e Peruíbe. Assim como as cidades, os parques também podem ser beneficiados com uma promoção da coleta seletiva, melhorando a qualidade de vida das pessoas que frequentam o local, através do mobiliário/gestão de resíduos. Também temos a ideia de aproveitar a tecnologia para o desenvolvimento de uma plataforma que mostrará a questão da flora e fauna, ações sócio ambientais, questões de esporte, saúde, além de disponibilizar a programação semanal daquele determinado parque.

Problema do lixo pelo mundo

Assim como o Brasil, outros países e regiões ainda enfrentam os problemas do lixo. Gosto de usar como exemplo o Monte Everest, um dos pontos turísticos mais famosos atualmente. Para quem não sabe, o local tem sofrido muito com a quantidade de lixo e dejetos humanos e pessoas que se arriscam na trilha. Apenas em 2017, alpinistas
resgataram cerca de 25 toneladas de resíduos sólidos na montanha e, em 2019, uma expedição de limpeza organizada pelo Nepal recolheu por volta de 11 toneladas de lixo e quatro corpos.

Aproveitando ainda mais o marketing nas questões ambientais, irei desenvolver com a minha equipe um documentário para registrar os aspectos ambientais inerentes a trilha, com o objetivo principal de realizar uma aventura para promover o consumo consciente e o descarte adequado de resíduos durante toda a viagem, caracterizada por um meio ambiente frágil e com grande número de turistas o ano todo. Além disso, também pensamos em criar um manual de sustentabilidade para um comportamento responsável na montanha. Assim, depois de alertarmos todos por meio do documentário, iremos trazer formas das pessoas criarem uma consciência ambiental e também aprenderem a controlar o lixo.

Portanto, é fácil entender o quanto o marketing é importante para conscientizar e alertar o mundo todo sobre os problemas ambientais, infelizmente, ainda muito frequentes. Com as facilidades que as novas tecnologias têm proporcionado para nós, a tendência é que esse tipo de conscientização se torne mais frequente e alcance cada vez mais um número maior de pessoas.

*Por Caio Pereira de Queiroz, executivo que atua há mais de 20 anos no mercado socioambiental. Pioneiro no ramo de coleta seletiva, é especialista em implantação de sistemas de gestão de resíduos, e no desenvolvimento de programas de Marketing Ambiental. Possui expertise em programas corporativos e municipais de resíduos, publicidade e propaganda. Também é sócio da Mídia Sustentável, empresa que constrói e gere plataformas de sustentabilidade que aliam gestão ambiental, marketing socioambiental e mídia OOH, que sejam efetivas para a marca e amigáveis ao meio ambiente, deixando um legado positivo para a sociedade.

Tags:
Marketing
meio ambiente
Em alta

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização
Em alta

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs
Em alta

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados