Como iniciar a jornada de transformação estratégica da área de TI?

Atualmente o CIO deve ter um papel fundamental na estratégia da empresa. Mas como fazer isso se a área de TI ainda é percebida apenas como apoio?

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9:54 am - 17 de agosto de 2023

Olá, Comunidade de TI! Fico muito feliz em poder compartilhar com vocês neste espaço, insights de como utilizar a inovação como potencializador da estratégia de TI para transformação de negócios. Para os que não me conhecem, atualmente ocupo a posição de CIO da Queiroz Galvão S/A. Tenho a responsabilidade de cuidar da Área de Tecnologia (Infra, Segurança, Sistemas, Operação, etc.), da Área de Proteção de Dados e, em conjunto com as áreas de negócio, das iniciativas de Inovação.

Falando um pouco sobre as empresas controladas sob minha responsabilidade, temos atuação em diversos segmentos de negócio: Construção, Agroindústria, Limpeza Urbana, Aterros Sanitários e Concessões. Essa diversidade entre os negócios trás um desafio maior para TI e consequentemente para estratégia de atuação da Área nesses segmentos. É com esse olhar plural que espero colaborar com discussões, cases, opiniões e dicas para que os Líderes de TI que se identifiquem com as temáticas abordadas nesta Coluna, possam refletir e tomar suas decisões para o desenvolvimento das respectivas áreas em suas empresas.

O primeiro tema que gostaria de abordar é como o CIO pode iniciar sua jornada mudando a percepção da Área de TI dentro da empresa? Muito se fala que a TI tem que estar alinhada ao negócio, mas como fazer isso? Qual o primeiro passo para sair da inércia? De que forma consigo mudar a percepção da empresa sobre a Área de Tecnologia?

As perguntas acima são as mesmas que escuto de vários gestores de tecnologia e são as mesmas que fiz há alguns anos. Como resposta, aprendi que não existe uma “receita de bolo”, mas certamente qualquer caminho “feliz” passa por uma mudança de postura do Head de Tecnologia. Por isso, a primeira dica que compartilho é que o CIO precisa ouvir as críticas, necessidades e percepções das áreas de negócio e de seu próprio Time.

Ter a humildade de reconhecer erros, analisar como eles estão impactando negativamente o desenvolvimento da empresa e planejar ações que mitiguem e/ou resolvam os problemas é a segunda dica que gostaria de compartilhar. Como terceiro passo, o CIO deve mapear dentro da corporação os possíveis parceiros de negócio que possam ser coautores de projetos transformacionais que realmente agreguem valor ao negócio.

A quarta e última dica que certamente auxiliará na mudança dessa percepção é realizar um planejamento de ações de curto, médio e longo prazo. Nas medidas de curto prazo, devem ser priorizados projetos com alto impacto no negócio, mas que necessariamente possam ser executados com agilidade. Para isso, agregar empresas parceiras especialistas certamente diminuirá sua curva de risco e aumentará a probabilidade de sucesso do projeto.

No que se refere às ações de médio e longo prazo, sugiro pensar em projetos estruturadores. Aqui, devemos encarar de frente os desafios e gargalos tecnológicos que são impeditivos para adoção de novas tecnologias que possuem a capacidade de alavancar o business existente e projetar novos produtos, receitas e/ou negócios.

Muitos podem estar se perguntando como identificar esses parceiros das áreas de negócio? Qual a forma ou o que devo fazer para escolher os projetos de curto prazo? E por fim, como identificar e ganhar apoio para realizar os projetos estruturadores? Esses serão temas que abordaremos nas próximas publicações!

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