A automação e seu poder libertador
A automação é a chave para sustentar uma vantagem competitiva e deve integrar soluções para processos comerciais e de segurança.
O dialeto empresarial atual está altamente focado nos temas da transformação digital, cibersegurança, cenário de ameaças crescentes e inovações impulsionadas pela Inteligência Artificial (IA). Talvez o adjetivo mais apropriado a esse clima empresarial seja “aceleração”. Evidentemente, tudo está se movendo muito rápido e muitas empresas enfrentam dificuldades para gerenciar todos os aspectos da mudança de forma eficiente.
Nessa era de aceleração, é preciso desenvolver estratégias para maximizar o aproveitamento do tempo e a produtividade dos colaboradores, a fim de minimizar o estresse, o esgotamento e a ineficiência presente no desperdício de tempo. Fica claro que a automação é a chave para sustentar uma vantagem competitiva e prosperar nessa era e deve integrar soluções automatizadas para processos comerciais e de segurança.
A automação está transformando o cenário empresarial
Em um estudo citado pela Harvard Business Review, mais de 90% dos colaboradores afirmaram que a automação aumentou significativamente sua produtividade e fomentou uma colaboração maior entre as equipes. Além disso, deixaram explícita sua confiança nessas soluções para permitir que mais trabalho seja realizado sem erros e com tomada de decisões mais rápidas.
Outra pesquisa, realizada pela provedora de soluções de cibersegurança Cynet, descobriu que literalmente todos os entrevistados precisavam de recursos adicionais para lidar com os desafios atuais de segurança de TI de maneira mais eficaz. Os entrevistados, todos CISOs, mencionaram a necessidade de mais tecnologia automatizada para lidar com tarefas repetitivas, treinamento aprimorado e a capacidade de terceirizar parte de seu trabalho. Ademais, 93% dos participantes da pesquisa acreditam que passam tempo demais em tarefas táticas, em vez de desempenhar trabalhos estratégicos de alto valor e cumprir suas responsabilidades de gerenciamento.
Diante dessas respostas, fica claro que os líderes empresariais estão gradativamente percebendo o real valor da automação como uma ferramenta essencial para impulsionar iniciativas operacionais e de cibersegurança. Por meio da integração da automação, o cenário empresarial melhorou sua produtividade, o desempenho dos colaboradores e adotou uma gestão de tempo mais eficaz em todos os departamentos.
Existe liberdade na automação
Qual seria o resultado se uma empresa eliminasse a redundância e as tarefas manuais repetitivas, simplificasse e otimizasse as operações e automatizasse o máximo de processos possíveis? A liberdade, que inclui:
- Eliminação de tarefas manuais de baixo nível que interrompem o trabalho de alto nível.
- Simplificação da complexidade que consome tempo.
- Apoio às equipes de segurança, fortalecendo a detecção e prevenção de ameaças cibernéticas.
- Tempo para aprofundar os relacionamentos com os clientes e gerar novos negócios.
- Capacitação dos colaboradores para inovar, desenvolver novas habilidades e alcançar um equilíbrio entre trabalho e vida.
Precisamos fazer mais com menos, a fim de obter mais tempo para questões críticas. A automação pode realizar mais, a uma velocidade incrivelmente maior e com mais precisão do que um grupo de pessoal qualificado. Outros benefícios da automação que tem repercussão em toda a empresa incluem a redução de erros manuais, redução dos custos de recursos para concluir tarefas e maior escalabilidade.
Automação na Cibersegurança
A automação de cibersegurança se tornou um componente crítico para lidar com ataques cibernéticos que se encontram em rápida expansão e estão cada vez mais sofisticados. As equipes de segurança podem gastar menos tempo em tarefas banais e na investigação de alertas falsos e não críticos, enquanto o software detecta e resolve questões que poderiam se tornar problemáticas, de maneira rápida e eficiente. A automação de segurança pode triar ameaças e quaisquer eventos com rapidez para discernir a legitimidade e a criticidade do problema, independentemente de intervenção humana.
A criptografia de ponta a ponta se tornou um padrão de segurança para garantir a confiança, privacidade e autenticidade online. É a base das comunicações seguras e transações neste mundo digital, e é enfatizada com a data de 30 de Novembro, Dia Internacional da cibersegurança.
A segurança e a privacidade na Internet têm como base a criptografia PKI em certificados digitais, como protocolos SSL/TLS. Sem esse tipo de autoridade e garantia segura e confiável, as comunicações na Internet e a privacidade de dados ficariam desprotegidas e vulneráveis a violações. Se as organizações não estiverem cuidadosamente gerenciando seus certificados digitais, podem acabar com resultados desfavoráveis, possivelmente violações de dados, sendo um dos principais motivos para considerar a adoção de algum tipo de gerenciamento automatizado.
Sabendo que violações de dados podem gerar custos gigantescos, o uso da automação para garantir que os certificados estejam sempre atualizados e devidamente configurados pode economizar muito mais para sua empresa do que apenas tempo e frustração.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!