A nova revolução é tecnológica e o ChatGPT, o protagonista

Evolução tecnológica é inevitável e promete mudar a história das relações entre empresas e consumidores

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4:03 pm - 02 de maio de 2023

Assim como a Revolução Industrial trouxe grandes mudanças na forma como a produção era realizada no século XVIII, a inteligência artificial chegou para revolucionar e iniciar uma nova era. As máquinas a vapor do passado deram lugar aos softwares de última geração das décadas mais recentes e o ChatGPT tem se despontado como uma das principais transformações no modo como as empresas se comunicam com seus clientes.

Antes da chegada do chatbot conversacional, as interações com clientes eram feitas com respostas padrão, sem personalização ou um atendimento 24/7. Atualmente, com a popularização da ferramenta de inteligência artificial, as empresas, grandes e pequenas, têm a possibilidade de oferecer um suporte customizado e imediato, que pode auxiliar na retenção e fidelização desses clientes, além de permitir que os varejistas identifiquem e atendam os consumidores de maneira mais eficiente.

Do mesmo modo que no passado a Revolução Industrial permitiu a produção em massa de bens e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida das pessoas, o ChatGPT também pode permitir uma experiência de compra mais satisfatória e personalizada para os clientes, além de automatizar o processo de vendas para os varejistas, cada vez mais de forma escalada.

Uma das primeiras vantagens que esse assistente de vendas pode trazer para empresários é a ajuda na hora de engajar os clientes, seja em canais de venda online ou na loja física, por meio de recursos que identificam as preferências de cada consumidor e ajudam o vendedor a oferecer o melhor atendimento. Ah, e não podemos esquecer dos robôs de vendas no WhatsApp, que tornam a experiência de compra mais fácil e interativa.

Além disso, o novo chatbot avançado de atendimento ao cliente é uma ótima ferramenta para ajudar no atendimento pós-venda, permitindo que os clientes possam verificar o status do pedido, fazer trocas e devoluções, entre outras interações importantes para manter a relação de confiança entre a marca e o consumidor. Isso é essencial para garantir a fidelização dos clientes e o sucesso da empresa.

Com este agente virtual inteligente, a comunicação entre empresas e clientes nunca mais será a mesma. A inteligência artificial chegou para revolucionar o atendimento, trazendo personalização, agilidade e eficiência para as interações. A evolução tecnológica é inevitável e promete mudar a história das relações entre empresas e consumidores. Quem sabe o que o futuro nos reserva com essa tecnologia? O céu é o limite!

* Daniel Mendez é diretor executivo da Linx (StoneCo), responsável pelo P&L da unidade de negócios de e-commerce. Formado em Sistemas de Informação e MBA em Tecnologia para Negócios: AI, Data Science e Big Data, tem mais de 15 anos de experiência no e-Commerce e mais de 20 anos na área de Engenharia de Software.

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