Mais lidas
1

Inovação

Potencial B2B do 5G também passa pelas mãos de consumidores, avaliam operadoras

2

Negócios

78% das crianças e dos adolescentes que têm internet acessam redes sociais no Brasil

3

Liderança

Nuvemshop: crescimento no Brasil baliza estratégia para toda América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Transição de carreira: como deixei a reportagem para me tornar uma profissional de dados

Não foi uma jornada comum, nem fácil. Mas o impacto da transformação digital no mercado de trabalho nos faz repensar nossas carreiras

Isabela Marinho
17:04 pm - 08 de abril de 2021

Esse é um assunto que tem participado cada vez mais das minhas rodas de conversa, seja em papos com ex-colegas de trabalho ou em interações feitas comigo pelo LinkedIn.

Não é novidade falar sobre o impacto da transformação digital no mercado de trabalho e da volátil demanda que ela provoca por novas estruturas e habilidades — técnicas, comportamentais e organizacionais — que culminam numa procura crescente (ainda modesta, segundo dados de buscas) por mudança de carreira no Brasil.

Leia também: Carreira de cientista de dados é promissora. Saiba como se tornar um

E esse assunto tem sido recorrente no meu repertório porque eu fiz a minha própria transição de carreira nos últimos quatro anos, ainda que eu tenha passado dois anos me preparando para ela. E o que move uma mudança profissional, seja ela brusca ou não? Bem, no meu caso, alguns fatores contribuíram para esta decisão. Eu era jornalista de formação, exercia a profissão que escolhi e trabalhava em um veículo de comunicação dinâmico e respeitado no país. O primeiro motivo que me fez pensar em mudar foi a curiosidade por assuntos novos; comportamento sempre foi o tipo de pauta que mais me interessou nos tempos de reportagem. E quando me deparei com análises comportamentais de audiência, ou seja, entender o leitor com um pouco mais de profundidade, percebi que aquele tipo de trabalho também me empolgava e me estimulava.

Essa foi a primeira alavanca para que eu decidisse estudar análise de dados. A rotina acelerada de redação também foi fundamental para esta minha decisão, assim como a observação de um progressivo encolhimento da estrutura para a produção de reportagens, gerando acúmulo de funções para jornalistas. Eu pesei tudo isso, considerei que essa estrutura cada vez mais enxuta num futuro breve seria prejudicial para a construção de reportagens de fôlego, por exemplo.

Em 2015, após assistir algumas palestras e ler um pouco sobre o assunto, decidi fazer uma pós-graduação em Business Intelligence com Big Data, mesmo entendendo muito pouco sobre o que significava cada um dos termos na época. Recém-chegada em São Paulo, pesquisei cursos, entendi o que cabia no meu orçamento vs grade curricular e instituições de ensino e optei pelo curso de pós-graduação da Faculdade Impacta Tecnologia.

Não foi uma jornada comum, nem fácil: em uma turma em que 95% vinham de graduações como Análises de Sistemas, Ciências da Computação, Tecnologia da Informação e áreas correlatas, eu era a única profissional graduada em Ciências Humanas, mais especificamente em Jornalismo. Talvez fosse também a única naquele ambiente que nunca houvesse lidado com uma linguagem de programação ou feito uma consulta em banco de dados relacionais ou não relacionais.

Olhando pelo retrovisor, hoje acredito que se tivesse conversado mais, entendido alguns passos, feito alguns caminhos anteriores, talvez o meu tempo na pós-graduação tivesse sido melhor aproveitado e menos doloroso — do ponto de vista de aprender muitas coisas novas simultaneamente. Tudo bem, foi a jornada possível naquele momento. Mas acho que não precisa ser assim para todo mundo.

Leia também: Onde está Wally? Sua localização é um jogo valioso para o Vale do Silício

Eu acabei entrando na área de dados dentro do mercado de comunicação, com o qual eu já tinha afinidade e maior probabilidade de me identificar do que partir para uma trajetória de dados em uma área de vendas, ou outro setor mais distante da minha realidade prévia.

Pensando nessa trajetória e no quanto tenho me deparado com profissionais neste momento de transição, cheios de dúvidas sobre especialização, áreas de atuação, quais cursos fazer e em que caminho focar, resolvi trazer um pouco desta experiência nesta coluna. Espero contribuir trazendo possibilidades e novidades no setor de análise de dados.

Hoje contei um pouco da minha jornada. Na próxima coluna, pretendo trazer responsabilidades, semelhanças e diferenças entre os papéis de um Analista de Dados, um Engenheiro de Dados e um Cientista de Dados. Até lá!

Vamos trocar? Me siga no Linkedin

*Isabela Marinho é formada em Jornalismo e pós-graduada em Business Intelligence com Big Data. Trabalhou em redações de veículos como Folha de S. Paulo e G1; passou por agências de relações públicas, propaganda e mídia, como Burson-Marsteller, Ogilvy e DPZ&T. Atualmente é Analytical Lead, no Google. Para o IT Forum, Isabela assina a coluna “Pensando com Dados”

 

Brand Post por EXBIZ

Pesquisa: digitalização muda perfil de consumo de serviços financeiros

Estudo divulgado pela Akamai mostra um novo perfil de cliente, que busca experiências digitais mais completas

Em alta

Inovação

Potencial B2B do 5G também passa pelas mãos de consumidores, avaliam operadoras
Em alta

Negócios

78% das crianças e dos adolescentes que têm internet acessam redes sociais no Brasil
Em alta

Liderança

Nuvemshop: crescimento no Brasil baliza estratégia para toda América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados