Tragédia poderia ter sido evitada

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9:51 am - 14 de agosto de 2013

O Jornal Estado de São Paulo informa que “Laudo do Instituto de Criminalistica mostra que o acidente que matou sete pessoas na futura Estação Pinheiros do Metrô na cidade de São Paulo, em janeiro de 2007, poderia ter sido evitada se a obra tivesse sido paralisada quando foi constatada instabilidade no solo, um dia antes do desabamento. De acordo com o laudo, houve falha na fiscalização da obra”.Constato mais uma vez que na maioria das vezes (talvez na sua totalidade) os desastres antes de acontecerem mandam avisos. A questão é que os responsáveis por uma efetiva gestão de riscos não captam esses avisos: seja por não saberem reconhecer, seja por negligência, seja por razões políticas, seja por prioridade errada. Mas, é sempre assim: passam-se os meses e lá vem aquela notícia (com menos destaque que a do desastre), informando que o fato poderia ser evitado.Nas organizações também acontecem situações similares. Talvez com menos tragédia para a sociedade, mas podendo ser uma grande tragédia para a empresa.Tratar seriamente as ameaças e seus riscos significa dedicar esforço profissional para uma análise, avaliação e gestão do risco de maneira perene. A descupa de algumas organizações é que situações graves são muito difíceis de acontecer. Isso é verdade, mas não justifica deixar o azar e a sorte dirigir os rumos da organização.Uma vantagem é que você escolhe o que deseja para sua empresa. Profissionalismo ou um jogo de sorte/azar?Edison Fontes, CISM, CISA.Consultor Independente, Participa ABSEG, ISACA e InfoSecCouncil.[email protected]

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