Qual é o propósito da sua empresa?

E como chegar a ele? Propósito deve gerar um impacto real na sociedade e ter coerência com o modelo de negócio da companhia

Author Photo
7:04 pm - 17 de fevereiro de 2021

Vivemos em meio à uma pandemia e muitas empresas têm sido cobradas por uma coisa: qual é o seu propósito? Eu, Kauana Neves, que atuo como gerente de Marketing e Comunicação da IT Mídia, trabalho não para inventar um propósito, mas sim, para identificá-lo!

Mais do que investimentos em publicidade, ações com influenciadores ou iniciativas para impulsionar as vendas, o consumidor quer saber como as organizações têm contribuído com a sociedade, principalmente, num momento tão incerto e turbulento. Não é mais aceitável, se é que um dia foi, que o lucro seja a única motivação de uma companhia.

Temas como responsabilidade social, sustentabilidade, além de o consumidor estar no centro de qualquer decisão, são elementos que hoje devem fazer parte da estratégia de negócio de uma empresa. E o tal do propósito? Ele é a veia central que guia todas as ações, sejam internas ou externas.

E pode ser qualquer propósito? Claro que não, ele tem que gerar um impacto real na sociedade e ter coerência com o modelo de negócio da companhia. Pois mais do que valorizar a qualidade do seu produto ou serviço, o consumidor também avalia a forma com que a empresa se posiciona nas mais diversas questões: de gênero, raça, saúde pública, entre outras. Tudo isso constitui o tal do branding.

E a IT Mídia tem um propósito? Na verdade, ele veio antes mesmo da estruturação do atual modelo de negócio da empresa. Conectar e desenvolver a comunidade de TI a partir de Conteúdo, Relacionamento e Negócios, esse é o grande fio condutor da companhia. E ele se baseia num mote simples: relações orgânicas fortalecem uma comunidade. Isso vale também para os colaboradores, acredito que o que motiva genuinamente, é o alinhamento com o propósito da empresa.

Então, nosso propósito está totalmente interligado com os nossos serviços. Ao organizar encontros digitais e presenciais para CIOs e líderes da indústria, por exemplo, não só possibilitamos negócios assertivos, como colocamos em contato direto os profissionais que formam essa comunidade para que eles desenvolvam mais do que acordos comerciais, criem conexões sólidas e aprofundadas.

Um exemplo de como esse propósito é fundamental para a continuidade do negócio é que a IT Mídia superou 2020, o ano que devastou o mercado de eventos. Saímos mais fortes porque construímos, ao longo de mais de 20 anos, uma comunidade que cuida, confia e apoia um ao outro em momentos favoráveis, e na adversidade também!

Isso é a prova de que as relações orgânicas são o pilar que sustenta a comunidade de TI. Cuidar de cada integrante, seja um colaborador, um CIO ou um representante da indústria, com muito carinho e dedicação, faz parte da essência da IT Mídia, é o nosso propósito e os produtos e serviços que se adaptem a ele!

*Kauana Neves é gerente de Marketing e Comunicação da IT Mídia

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.