O que esperar do futuro da tecnologia?

É importante que tenhamos calma para absorver todos os avanços e novidades, para que não causem sentimentos de ansiedade ou frustração

Author Photo
6:20 pm - 20 de janeiro de 2022
ansiedade, estresse, stress, fomo, burnout Foto: Shutterstock

A tecnologia teve um avanço tão veloz e inesperado nas últimas décadas, e, às vezes, a impressão é que não há mais o que ser melhorado ou inventado, que já esgotamos todas as nossas ideias e atingimos tudo o que poderíamos com relação a qualidade e funcionalidade dos produtos, processos e ferramentas que temos atualmente.
E então, quando menos se espera e a um ritmo ainda mais rápido do que o vivido até o momento, surgem novos insights, que resultam em inovações ainda mais disruptivas e que abrem espaço para soluções que melhoram ainda mais a vida das pessoas e trazem novas possibilidades de sensações, aprendizados e vivências.
Porém, vale lembrar que isso só é possível porque há atualmente um investimento massivo em tecnologia. Segundo estudo recente produzido pela IDC, empresa de pesquisa, os investimentos em transformação digital crescerão a uma taxa anual de 15,5% até o ano que vem. Outras informações da Crunchbase, empresa de banco de dados, mostram ainda que apenas no primeiro semestre de 2021, aproximadamente US$ 288 bilhões foram investidos no setor de startups.
Mas, afinal, o que podemos esperar do futuro da tecnologia? Mais recentemente, vimos o mundo parar para discutir sobre um novo e ainda relativamente confuso termo, o metaverso, definido como um universo digital altamente imersivo e interativo que utilizará tecnologias como realidade aumentada e virtual e internet para formar espaços coletivos, cenários e sensações muito próximas à realidade. E, de acordo com a Bloomberg Intelligence, a previsão é de que ele irá movimentar aproximadamente US$ 800 bilhões nos próximos três anos.
Outra novidade que está sob os holofotes das companhias é o 5G, quinta geração de internet móvel, que apresenta uma maior velocidade de conexão móvel e diminuição no tempo que leva para que as informações sejam compartilhadas no ambiente virtual. É um serviço que trará não apenas mais comodidade, como também mais segurança digital e estabilidade dos sistemas.
E há quem já fale em tecnologia 6G: países como a China já estão realizando testes para levar a comunicação sem fio a patamares ainda mais excepcionais, transmitindo as informações a uma velocidade vinte vezes maior do que a atual.
Setores como saúde, varejo, alimentação, indústria, agronegócio e educação já estão experimentando todo o potencial das inovações, e tendo como resultado o desenvolvimento de soluções, métodos e produtos ainda melhores e que atendem as principais dores e necessidades dos consumidores e da sociedade como um todo.
Mas, independentemente do que venha por aí, é importante que tenhamos calma e coloquemos o pé no freio apenas no sentido de tirar um tempo para absorver todos os avanços e novidades que estão acontecendo, para que eles não tenham um papel negativo nas nossas vidas, causando sentimentos de ansiedade ou mesmo frustração. As inovações são mais do que bem-vindas e temos grandes expectativas para o futuro, mas não podemos nos esquecer que para aproveitá-las da melhor forma possível, precisamos primeiro criar uma sociedade com condições psicológicas, sociais e emocionais para isso.
*Gustavo Caetano é CEO da Sambatech e Samba Digital

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.