Novo trabalho: os primeiros 90 dias

Confira algumas dicas para começar a nova empreitada profissional

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11:17 am - 22 de fevereiro de 2019

Na semana passada repassamos um check-list para suportar a decisão de aceitar ou não uma proposta de trabalho. Hoje, vamos tratar os primeiros 90 dias na nova empresa ou em uma nova posição.

Toda mudança envolve um período de adaptação e não é à toa que temos os famosos 90 dias de experiência.

Durante este período, é fundamental saber que o objetivo que o trouxe até aqui não necessariamente o levará ao sucesso em sua nova posição.

Para ter sucesso, vamos às dicas testadas e aprovadas mundialmente por Michael D. Watkins*.

  • Ascenda – Encerre o seu antigo emprego ou posição, mental e fisicamente. Deixe o passado para atrás. Concentre-se na nova situação, os desafios que ela representa, as habilidades necessárias e as oportunidades que ela oferece. Lembre quão insuportável é aquela pessoa que só fala de como era tal lugar ou tal posição, não é mesmo?
  • Acelere o seu aprendizado – Em uma nova posição é essencial aprender a história da organização, sua estrutura, seus produtos, serviços, mercados, sistemas, políticas, práticas, enfim, sua cultura. Aprenda as regras não escritas, identifique os principais “stakeholders” e aprenda os aspectos técnicos. Recentemente, um novo diretor entrou na empresa em que eu atuo como Executiva, e ele ter estudado todos estes aspectos em menos de um mês e entender cada detalhe do nosso sistema de informações gerenciais permitiu sucesso “quase instantâneo”.
  • Adapte a estratégia à situação – Analise e diagnostique os desafios e oportunidades em sua nova posição. Ajuste seu foco para a situação específica. Nem sempre durante o processo seletivo o cenário foi bem apresentado e adaptar rapidamente sua estratégia é fundamental.
  • Garanta vitórias iniciais – Construa credibilidade com pequenos sucessos. “Quick-wins” nunca serão tão importantes como nos primeiros 90 dias. Inclusive nesta semana uma coach que fez “sua lição” direitinho, foi promovida em menos de 60 dias de nova empresa!
  • Negocie o sucesso – Identifique com seu novo chefe as expectativas, desafios, oportunidades e planeje um plano para te oferecer exatamente isso. Prometa abaixo do que acredita poder e entregue mais. Tenha sempre consigo a máxima:

SATISFAÇÃO é igual à REALIDADE menos EXPECTATIVA !

  • Alinhe-se – Analise a arquitetura da organização e veja o que está alinhado e o que está conflitante e cria atrito. Elimine as fontes de conflito.
  • Forme sua equipe – Identifique e contrate as pessoas certas. Confie, empodere, compartilhe, facilite, comunique, colabore e inspire pessoas, pois aí está a base do seu sucesso.
  • Crie alianças – Construa uma rede de influências. Identifique quem tem potencial para elevá-lo ou derrubá-lo e estabeleça um bom relacionamento com eles. Mantenha sua integridade.
  • Mantenha o seu equilíbrio – Cuide do balanceamento entre o trabalho e a vida pessoal. Encontre um mentor e se espelhe nele. Se não encontrar, faça automentoria, veja como nessa playlist.
  • Acelere todos ao seu redor – Quando você é um “novo entrante” ou sua posição é nova, o mesmo acontece com as posições e os relacionamentos daqueles ao seu redor. Torne a vida mais fácil para eles. Compartilhe experiências. Cocrie uma nova realidade melhor para todos.

Se seguir estas 10 dicas, você vai ter muito, e rápido, sucesso !

Depois, me conte seu case de sucesso no [email protected] para que possamos, então, compartilhar suas descobertas com outros.

Semana que vem vamos falar da transição para uma posição de liderança.

*Livro: “The First 90 Days”, Harvard Business Review

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