IT Fórum
HIT
Descubra a Rede IT Mídia
Computerworld CIO IT Mídia
FórunsColunasLiderançaCarreiraNegóciosTendênciasEstudosVídeosPodcastsEspeciais
TrendingTrending Topics NotíciasColunas
Breakouts Series
AnuncieEnvie seu releaseFale ConoscoEstudosRevistas
Nao percaNão perca: Materiais para downloadEstudosRevistas
Mais lidas
1

Giambiagi: estímulo do governo à competitividade digital ainda é retórica

por Marcelo Gimenes Vieira

2

Pandemia: só 16% das empresas investiram mais em cibersegurança

por Marcelo Gimenes Vieira

3

IT Forum@home: José Santos e Miguel Setas abrem evento em abril

por Redação

Descubra a Rede IT Mídia
Computerworld CIO IT Mídia

IT Forum IT Forum

Assuntos em altaCarreiraNegóciosTendências
Descubra a Rede IT Mídia
Computerworld CIO IT Mídia
Conheça os Fóruns HIT
FórunsColunasLiderançaCarreiraNegóciosTendênciasEstudosVídeosPodcastsEspeciais

Inscreva-se na nossa newsletter

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

*Será usado de acordo com a nossa Política de Privacidade

Estruturas para implementação da Gestão do Conhecimento

Já tem muito tempo que venho dizendo que a Gestão do Conhecimento precisa ser assunto em pauta nas organizações.

Por  Fernando Zaidan

12:05 - 15 de fevereiro de 2021
Compartilhar

Olá Pessoal, tudo bem?

Já tem muito tempo que venho dizendo que a Gestão do Conhecimento (GC) precisa ser assunto em pauta nas organizações, públicas ou privadas. Não é admissível perder o Conhecimento dos colaboradores! Isto mesmo, o Conhecimento que o colaborador adquiriu na empresa ao longo dos anos. Aquele Conhecimento que, muitas vezes, só o colaborador detém, oriundo de treinamentos disponibilizados, know-how, experiência. E aí, caso o colaborador não permaneça na empresa, todo o Conhecimento será perdido.

Nas minhas pesquisas e consultorias recentes vi a necessidade de uma estrutura para implementação da GC. Pode ser um Framework, um Modelo bem elaborado, ou mesmo um Canvas. Sabemos que a GC é uma coleção de processos que, se aplicados corretamente, farão que o Conhecimento, de uma forma geral, seja criado, retido, organizado, classificado, disseminado, utilizado e descartado. Então, como é uma coleção de processos, poderá ser estruturado facilmente.

Esta estrutura precisa contemplar desde as diretrizes organizacionais para a GC, até o planejamento do projeto para execução, com métricas bem definidas. Deve se preocupar com o conhecimento Tácito, aquele que está na mente das pessoas, subjetivo e individual, oriundo da vivência, da habilidade, da experiência, da prática e encontra-se na mente das pessoas. E também o Conhecimento Explícito, objetivo, articulado, codificado, registrado em algum formato (papel, digital, etc.) e pode ser facilmente transmitido.

Recentemente desenvolvi as 19 etapas para implementação da GC. Cada uma destas 19 etapas produzirá artefatos para as organizações que se privilegiarão com a almejada retenção do conhecimento. Aliás, para qualquer proposta de estrutura, estas etapas deverão ser mapeadas e documentadas.

Estou planejando para os próximos post dar continuidade a este assunto.

Por enquanto, se quiser conhecer melhor estas 19 etapas – acesse aqui.

Grande abraço,

Zaidan

Previous Post
As mais lidas
1

Giambiagi: estímulo do governo à competitividade digital ainda é retórica

por Marcelo Gimenes Vieira

2

Pandemia: só 16% das empresas investiram mais em cibersegurança

por Marcelo Gimenes Vieira

3

IT Forum@home: José Santos e Miguel Setas abrem evento em abril

por Redação

Load more
AnuncieEnvie seu releaseFale ConoscoEstudosRevistas
Política de Privacidade Termos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Politica de Privacidade e, ao continuar você concorda com estas condições.OkPolitica de Privacidade