E o contrato? Posso divulgar?

Author Photo
9:51 am - 14 de agosto de 2013

Com o caso do uso incorreto do Twitter que acarretou o desligamento de um Diretor Comercial de uma grande empresa prestadora de serviços de TI, a questão do uso de redes sociais e a questão do que é pessoal e do que é organizacional vieram à discussão.Em conversa com um amigo do amigo do amigo de um profissional, foi comentado que este profissional em sua página pessoal colocou (com muito orgulho) nas suas realizações, o recente fechamento de um contrato de alguns milhões de dólares que ele conduziu o processo e ganhou a concorrência.Sem pensar muito, a pessoa que estava conversando comigo pergunta: ?Pode divulgar no Orkut (ou Facebook, ou Plaxo, ou LinkedIn, ou outros) a notícia do contrato fechado. Afinal o sujeito foi peça decisiva e ele está super orgulhoso. Além do que, como aprendemos com os Gurus de RH, o importante são quantificar suas realizações!?.Respondi com uma pergunta: ?Qual é a regra, o regulamento, a política da Organização?? Neste caso parece que não tinha.Pode ser que não tenha nada de mais uma informação desta ser divulgada dessa forma, até porque em muitas situações é uma informação que o público já sabe. Agora, pode ser que a organização e/ou a outra parte não queriam a divulgação e neste caso, essa divulgação não deveria ocorrer.Mas, voltamos a regra básica: a organização precisa definir e comunicar aos seus funcionários e prestadores de serviço como deseja o comportamento deles em relação á assuntos que reflitam em assuntos corporativos.Essa definição tem que existir, pois atualmente as pessoas têm mais facilidades para se expressarem. Porém, as pessoas precisam estar atentas que elas são uma só. Podem até ter exercer vários papéis. Mas, quando emitimos uma opinião, agimos de uma determinada maneira, fazemos determinadas negociações, somos a mesma pessoa e o público nos verá na faceta com que eles interagem conosco.É claro que o regulamento da Organização sobre este assunto tem que está alinhado com o código de ética e/ou código de conduta. E tenham certeza, estará costurado pelo clima organizacional e pelo exemplo dos funcionários mais graduados. Para conseguir este nível de maturidade teremos que ser mágicos? Não! Apenas muito trabalho, perseverança e seriedade organizacional. Ah! E planejamento! Tudo isso até as pessoas internalizarem como a organização quer que a sua informação seja tratada.Edison Fontes, CISM, CISAConsultor, Professor e Autor de Livros de Segurança da Informação.Núcleo Consultoria. Participa ABSEG, ISACA e InfoSecCouncil.[email protected]?O papel carbono funciona muito bem!?, resposta que Chester Carlson recebeu de várias grandes empresas, ao apresentar sua idéia de copiadora eletrofotográfica. Anos depois a Haloid-Xerox acreditou na idéia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.