(Auto) Life Coaching: mais qualidade de vida no trabalho
4 passos simples para você ser feliz no local onde passa a maior parte de seu tempo!
Na minha última coluna, falamos sobre relacionamentos poderosos.
Hoje falaremos sobre como ter mais qualidade de vida no trabalho.
Passo 1: refletir sobre como seria o seu dia ideal de trabalho
Identifique o local físico, os horários, o clima e a cultura da empresa, relações e atividades que considere ideais.
Você vive quão próximo ou distante deste ideal?
O que precisa fazer para chegar mais próximo do ideal?
Passo 2: diferenciar valores, necessidades e desejos
Para tomar melhores decisões e se tornar mais produtivo, é fundamental saber distinguir o que é importante para você (valores) e traz senso de realização daquilo que precisa ter para ser o seu melhor (necessidades), traz saciedade do que gostaria de ter (desejos) e traz gratificação.
Decisões baseadas em necessidades geram problemas futuros e necessidades insatisfeitas geram mais desejos. Portanto o segredo é conhecer suas necessidades e ter um plano de ação para “preenchê-las”. Assim terá mais espaço e tempo para viver alinhado (a) a seus valores.
Passo 3: identificar seus talentos
Aquilo que é fácil, você faz “sem suar”, provavelmente é seu grande talento.
Entrevistar familiares e amigos pode ser muito revelador. Pergunte:
. O que você acha que é meu maior talento/qualidade?
. O que eu faço naturalmente, sem esforço, e que é especial?
. Em que momento eu expresso este talento?
. Se eu estivesse na capa da uma revista, qual revista seria e o artigo seria sobre o quê?
Passo 4: consolidar suas descobertas
Agora que sabe um pouco mais do trabalho ideal, das suas necessidades e talentos… é hora de – sem pressa – ir ao encontro do trabalho que lhe permitirá viver alinhado à sua essência e, portanto, com muita qualidade de vida.
Na semana que vem falaremos como ter uma comunicação mais efetiva.