Ambulância: negligência, incompetência ou o que?

Author Photo
9:51 am - 14 de agosto de 2013

O acidente acontecido com o jogador Alex do Corinthians na partida contra o Santos, trouxe uma verdade cruel: nunca foi feito no Estádio do Pacaembu (Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho)  em São Paulo, uma simulação de necessidade de uma ambulância entrar em campo em uma situação verdadeira. Porque posso afirmar isto? No jogo deste domingo, para que a ambulância entrasse em campo foi necessário que vários policiais arrancassem do lugar as placas publicitárias. Elas impediam qualquer acesso ao gramado de qualquer veículo.

É como se as saídas de emergência da organização em que você trabalha ficassem impedidas de serem usadas porque existe um armário ou algo equivalente.

É necessário pensar em situações de contingência. Porém, para garantir a sua efetividade é necessário a realização de testes e a validação por profissionais independentes.

Minha sugestão: antes de cada jogo em cada estádio brasileiro, a ambulância precisa entrar no gramado dar um volta e sair. Menos que isso, é tratar o assunto de maneira não profissional. Menos que isso, alguém precisa ser responsabilizado.

Ainda bem que faltam mais de novecentos dias para a Copa do Mundo, que dizem que vai acontecer no Brasil. Dá para testar as ambulâncias nos estádios. Mas, que estádios? Ah! Isto é outra conversa!

Edison Fontes, CISM, CISA, CRISC.

Núcleo Consultoria em Segurança

[email protected]

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.