A importância da colaboração em momentos de crise

Ser colaborativo e atuar de forma alinhada com os colegas é indispensável para as pessoas gerarem bons sentimentos e uma equipe funcionar bem

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2:45 pm - 18 de junho de 2021

Desde o início da pandemia, muitos times se separaram e agora atuam em equipe, no entanto, dispersos em vários locais e em regime de home office. Aquele convívio pessoal diário não existe mais diante da necessidade do isolamento social como forma de conter o avanço do coronavírus. 

Em razão desse contexto, de uma verdadeira crise, uma habilidade ganhou ainda mais força entre os colaboradores das empresas. Ser colaborativo para atuar de forma alinhada com seus pares se tornou indispensável para que uma equipe funcione bem e os resultados também sejam alcançados. Nesse contexto, a prática da empatia é essencial, importante base da colaboração. 

Infelizmente essa base ainda necessita ser fortalecida. No fim de 2020, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) conduziu a pesquisa inédita “Comunicação Não-Violenta nas Organizações no Brasil”, aplicada nas cinco regiões do Brasil, com 327 profissionais, em empresas nacionais e multinacionais de pequeno, médio e grande portes, de quase todos os setores da economia. Os pesquisados elencaram as emoções que sentiam com mais frequência no ambiente de trabalho.

Dos dez estados emocionais mais assinalados, cinco correspondem a sentimentos ligados às necessidades não atendidas, sendo que os dois mais identificados são ansiedade e cansaço, com 52% e 47% respectivamente, seguidos de apreensão, desânimo e frustração. Um fator que pode explicar esses resultados é a falta de empatia. Isso aparece na pesquisa como prática importante para 89% dos colaboradores. Quando as necessidades são atendidas, os sentimentos que surgem são despreocupação, segurança, calma, realização e satisfação.

Ser colaborativo e atuar de forma alinhada com os colegas é indispensável para as pessoas gerarem bons sentimentos e uma equipe funcionar bem e os resultados esperados serem alcançados. Isso torna-se ainda mais crucial nos momentos de crise. Como desenvolver essa habilidade e agregar valor ao trabalho do time? Vamos a algumas dicas simples e importantes!

Demonstre vulnerabilidade

Especialmente em momentos de crise, as pessoas vivem sentimentos como o medo, apreensão, desânimo, ansiedade, frustração, cansaço, angústia, gerados pelas incertezas. É exatamente a hora de lembrar que somos humanos e não super-heróis. E o fazer diante disso?

Pedir ajuda. Simples assim! Seja em relação a uma atividade que você não está conseguindo concluir, ou para falar com um colega ou um líder no momento em que você se sentir inseguro diante de um novo desafio. Demonstrar vulnerabilidade em situações onde se comete erro é também essencial, o que gera novos aprendizados com a ajuda do outro.  

Lembrar que a colaboração vai além de ajudar ao outro, pois ela corresponde também a pedir ajuda e a permitir ao outro se realizar te ajudando. Assim o sentimento de apoio surge, com acolhimento e suporte, o que fortalece as pessoas. Você estará abrindo espaço para que a empatia seja fortalecida na relação com o outro. E como isso acontece?

Exercite a empatia

Para que a empatia aconteça, é necessário que uma pessoa “se coloque no lugar do outro”, ou seja, “pense na perspectiva do outro” e isso gera novos entendimentos. É quando saímos no julgamento para a conexão com a realidade do outro. Uma forma bacana de exercitar a empatia é escutar ativamente o outro e buscar nessa escuta identificar pontos que temos em comum. Isso gera uma sintonia instantânea e aproximação, quando o desejo de estar junto e de colaborar surge espontaneamente.

Como fazer isso nesse momento de pandemia? Como conseguir superar a distância no trabalho home office? Busque marcar momentos de “café virtual”, de um “happy hour” para falar de questões além do trabalho, com encontros para bate-papo informal, quando você vai conhecer mais o ser humano que está por trás do crachá do profissional, abrindo espaços para a sintonia ser fortalecida com a empatia. Essa é uma prática que ajuda a construir um ambiente mais colaborativo, o que leva a maiores resultados para toda a equipe. 

Faça networking

Além de ajudar a fortalecer o ser humano internamente, a colaboração pode representar uma importante ferramenta para se fazer networking, quando ao ajudar alguém você acaba demonstrando o seu potencial e habilidades, de maneira natural. Como assim?

Se você descobre que um profissional de sua empresa, ou mesmo que um amigo de outra empresa precisa de ajuda para implementar algo que domina e oferece o seu apoio para essa solução, você está criando espaço para que o outro conheça o seu potencial. Especialmente para quem é mais introvertido e não sabe como demonstrar suas habilidades, essa prática é um diferencial. 

A crise é real e o impacto nos empregos é grande. Colaborar é um caminho fundamental para se conquistar o seu lugar, criando novos espaços, seja para o momento presente ou como alicerce para o futuro. A nossa atitude é um importante rastro que deixamos por toda a vida e a colaboração é uma base sólida para a construção de uma carreira. 

Essas atitudes geram bons sentimentos nos profissionais, como a calma, a segurança, o pertencimento, o que leva a uma maior motivação para a entrega por conta de uma realização pessoal, proporcionando impactos positivos nos resultados da organização. A colaboração é assim: uma importante habilidade para as empresas se tornarem cada vez mais competitivas. 

*Susanne Andrade é autora dos best-sellers “O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil”, “O Segredo do Sucesso é Ser Humano”, e do livro digital “A Magia da Simplicidade”. É coach, palestrante e professora de cursos de MBA pela FIAP em disciplinas sobre carreira, coaching, liderança e gestão da mudança para a transformação digital. É sócia-diretora da A&B Consultoria e Desenvolvimento Humano, empresa que criou o “Modelo Ágil Comportamental”. Colunista no “Portal IT Forum 365, na coluna Desenvolvimento Humano na Era 4.0”. Voluntária no Grathi

 

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