Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Número é maior entre grandes empresas. Estudo da Serasa Experian indica aumento de conscientização

Author Photo
2:35 pm - 17 de maio de 2024
Imagem: Shutterstock

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes cresceu para 58% das empresas brasileiras nos últimos 12 meses. E essa preocupação cresce junto com o tamanho da empresa: 68% das grandes declararam estar mais atentas sobre o assunto do que no ano passado.

As grandes empresas também se dizem mais conscientes sobre a importância da prevenção contra golpes. Se proteger de operações fraudulentas aparece como prioridade para 35% das empresas pesquisadas, objetivo que só aparece atrás de conquistar mais clientes (45%).

Segundo o estudo, essa preocupação com fraudes trouxe impacto na previsão orçamentária das empresas entrevistadas. O tema se tornou prioridade de investimentos para 23% das empresas, o que coloca o item em terceiro lugar do ranking, atrás apenas de marketing e comunicação (46%) e gestão de clientes (39%).

Leia também: América do Sul é região mais vulnerável do mundo a ataques cibernéticos por e-mail

O tema aparecia em quinto lugar no estudo de 2023.

“As empresas devem reconhecer a importância crítica de se tornarem mais conscientes sobre fraudes e a proteção em camadas é fundamental para mitigar os riscos e garantir a segurança das operações e dos clientes”, diz Caio Rocha, diretor de prevenção e autenticação à fraude da Serasa Experian. “Investir em estratégias robustas de prevenção e detecção é essencial para a sustentabilidade e a confiança das organizações”.

O levantamento ouviu 331 pessoas jurídicas (PJs) de diversos setores, incluindo comércio, serviços e indústria. Foi aplicada online em novembro de 2023.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.