Um Telecom recebe R$ 41 milhões para data center em Recife
Será primeiro data center de tier 3 em Pernambuco, diz o BNDES. Financiamento utiliza recursos do Funttel
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou recentemente a aprovação de um financiamento para a Um Telecom no valor de R$ 41 milhões. O dinheiro será usado na construção de um data center Tier 3 em Pernambuco, que segundo o banco é “o primeiro do estado”.
O financiamento usa recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) operadoras pelo BNDES. Segundo o banco, o espaço que abrigará a estrutura terá espaço para instalação de outras empresas que trabalham com serviços digitais em diversos segmentos, incluindo nuvem, 5G, cibersegurança, IoT e outros.
O data center ficará em Recife e terá capacidade superior a 150 racks e classificação Tier 3 (em uma escala que vai de 1 a 4). Essa classificação considera disponibilidade, uso de energia, climatização e segurança, entre outros critérios.
Segundo o BNDES, o Brasil tem aproximadamente 87 data centers tier 3, 85% deles na região Sudeste. No Nordeste, Fortaleza (CE) tem três unidades de uso comercial e João Pessoa (PB) apenas uma.
Leia também: CIOs enfrentam cobranças por valor, mas orçamentos estão apertados
“Aliada ao uso de energias renováveis e exportação de serviços tecnológicos, pode ser uma forma de acelerar a sofisticação produtiva da região”, diz em comunicado o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. “O BNDES está atento a essa oportunidade regional para a empresa nordestina Um Telecom, que irá operar parte com energia solar, e irá vender serviços para empresas de diversos segmentos, inclusive as grandes empresas de tecnologia mundiais.”
Segundo o diretor de desenvolvimento produtivo, inovação e comércio exterior do BNDES, José Luis Gordon, a aprovação do financiamento para a Um Telecom segue diretrizes do Plano Nacional de Telecomunicações e está alinhada à Nova Indústria Brasil, política industrial do Governo Federal.
“É um estímulo ao desenvolvimento e à inovação de soluções tecnológicas e atende ao objetivo central que é ampliar a competitividade da indústria brasileira de telecomunicações”, diz Gordon. “Além disso, o data center contribuirá para a descentralização das infraestruturas críticas no País que, sobretudo nesta área, estão concentradas em poucas cidades.”
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!