Cibersegurança e LGPD são prioridades para empresas brasileiras em 2021
Pesquisa da Logicalis mostra que os dois temas estão no foco dos investimentos de mais da metade das empresas no país
A segurança da informação e a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) estão no topo das prioridades para as empresas brasileiras nos próximos 12 meses. Ambas foram citadas respectivamente por 53% e 51% dos executivos entrevistados pela sétima edição do estudo IT Snapshot da Logicalis, divulgado na quarta-feira (11).
Em seguida, analytics e Big Data (37%) e migração de aplicação para a nuvem (22%) aparecem na lista de principais gastos para 2021. Apesar do impacto da pandemia nas receitas, a pesquisa indica que as empresas ampliarão os investimentos em TI este ano. Assim, 55% dos executivos que participaram do mapeamento afirmam que o orçamento de TI deste ano será maior do que em 2020.
“Tentamos abranger alguns temas recentes para os executivos brasileiros, como LGPD e ferramentas para minimizar os impactos da COVID-19, e, assim, mostrar uma fotografia ampla da adoção de tecnologia nas empresas do país”, pontuou Yassuki Takano, diretor de consulting services da Logicalis.
De modo geral, as soluções que viabilizam o trabalho remoto despontaram no ano passado. Aquelas específicas de segurança para trabalho remoto foram adotadas emergencialmente por 25% dos respondentes. Plataformas de videoconferência (22%) e colaboração em nuvem (19%) figuram atrás. Passado um ano e meio de pandemia, a expectativa é que essas soluções seja adotadas agora em ritmo mais lento.
Leia mais sobre esse estudo no IT Forum.