Chrome fica 10% mais rápido com otimização guiada por perfil
A nova técnica está sendo lançada com na atualização Chrome M85 no Mac e no Windows.
A Google lançou no final de julho a atualização Chrome 85 e garante que os usuários encontrarão um navegador com carregamento de página 10% mais rápido, devido à otimização guiada por perfil. Outra melhoria destacada pela empresa é a otimização de guias, que ajuda a reduzir o impacto de guias ociosas em segundo plano.
A otimização guiada por perfil (Profile Guided Optimization – PGO) é uma técnica de otimização do compilador em que as partes mais críticas de desempenho do código podem ser executadas com mais rapidez.
Como a PGO usa cenários reais de uso que correspondem aos fluxos de trabalho dos usuários do Chrome em todo o mundo, segundo a empresa, as tarefas mais comuns são priorizadas e tornadas mais rápidas.
De acordo com a Google, a PGO foi inicialmente introduzido no M53 para Chrome no Windows usando Microsoft Visual C ++ (MSVC), ambiente de construção anterior.
“No M85, estamos lançando o PGO no Mac e no Windows usando o Clang. Nossos testes mostram consistentemente as páginas carregando até 10% mais rápido na mediana, e melhorias de velocidade ainda maiores quando sua CPU é encarregada de executar muitas guias ou programas”, diz Max Christoff, Diretor de Engenharia Chrome, em comunicado sobre o lançamento.
A otimização de guias (Tab Throttling), por sua vez, está chegando ao Chrome 86, que está se movendo para o canal Beta após o lançamento do Chrome 85 para uma versão mais confiável e com menor ocorrência de falhas.
“Sabemos que você precisa de muitas guias para fazer seu trabalho, e com a regulagem de guias – agora implementando no canal Beta – o Chrome dará mais recursos às guias que você está usando, retirando-as das guias que estavam em segundo plano por muito tempo”, diz Christoff.
Isso trará melhoria não apenas na velocidade de carregamento, mas também na economia de bateria e memória, garante a empresa.