Categories: Carreira

Entenda como aumentar a sua empregabilidade

Com cerca de 13 milhões de trabalhadores desempregados no país, a preocupação com a capacidade de conseguir um emprego é constante, mesmo para aqueles que estão com suas carteiras assinadas. Essa competência é chamada pelos especialistas de empregabilidade, ou seja, as condições de cada profissional de fazer sua recolocação no mercado de trabalho. Para manter este índice em alta, desenvolver habilidades digitais e saber trabalhar por projeto são duas qualidades imprescindíveis, segundo a empresa de recrutamento e seleção Robert Half.

 

O especialista Caio Arnaes, gerente sênior da empresa, explica que a digitalização das atividades no trabalho é um caminho sem volta, com cada vez mais atividade ligadas a automatização e robotização, diminuindo atividades repetitivas. Por conta disso, o profissional mais flexível, interessado nas mudanças e ávido por conhecimento sobre essas constantes mudanças, terá maior empregabilidade.

 

Mas como manter suas habilidades digitais sempre atualizadas? Segundo o especialista, o caminho é procurar por cursos, sejam dentro ou fora da empresa, mas isso não basta. É essencial que o profissional se envolva em projetos de inovação dentro da companhia como, por exemplo, a implementação de um novo sistema ou processo em determinada área. “Ao fazer parte do projeto, o profissional mostra postura de empreendedor e dá alguns passos à frente no desenvolvimento”, explica.

[relacionadas]

O interesse por este tipo de projeto deve partir do profissional, mesmo que isso não seja solicitado pela empresa, ainda de acordo com o especialista. “Por que não correr atrás de projeto de inovação por conta própria? Pode ser algo simples, como buscar uma maneira de automatizar um processo. Existem questões que só quem está vivendo o dia a dia consegue enxergar”, recomenda.

 

Outra forma de adquirir experiência com diferentes projetos e aumentar a empregabilidade, é optar por trabalhos temporários. Segundo revelou o 8º Índice de Confiança Robert Half (ICRH) — que trata do otimismo do mercado de trabalho — atuar por projeto é uma tendência, sendo que 86% dos trabalhadores que tiveram essa experiência a consideraram positiva.

 

Além disso, para 84% dos consultados adquirir uma nova experiência é a principal vantagem nesse formato de trabalho. Para as empresas, por outro lado, o principal benefício em contratar funcionários temporários é a redução de custos, apontada por 27% das companhias consultadas. Segundo a consultoria, as relações de trabalho estão mudando e as empresas estão investindo, cada vez mais, nesse modelo de contratação, já consolidado na Europa e nos Estados Unidos e que está se expandindo no Brasil.

[newsletter]

Mas desenvolver habilidades digitais e saber trabalhar por projeto não bastam para aumentar a empregabilidade. Alguns soft skills — ou seja, aquelas que lidam com pontos como a relação e interação com outros — estão em alta e são cada vez mais considerados pelos recrutadores nos processos de seleção, ainda segundo a Robert Half. Ser um profissional cordial, bem-humorado, proativo, pontual e humilde são qualidades que fazem a diferença. “Para isso, não é preciso ter ido para a melhor universidade”, ressalta Arnaes.

Recent Posts

Coalizão Symbiosis: Big techs unem forças para impulsionar mercado de remoção de carbono

Em uma iniciativa inovadora para a ação climática, as gigantes da tecnologia Google, Meta, Microsoft…

1 hora ago

Pagamentos via Pix no exterior: Rendix tem o objetivo de expandir globalmente

A plataforma Rendix, que permite pagamentos via Pix em transações internacionais, está ganhando terreno na…

1 hora ago

DeepL anuncia aporte de US$ 300 mi para crescer internacionalmente

A DeepL, empresa alemã especialista em linguagem natural para IA, anunciou essa semana um investimento…

3 horas ago

Tecnologia de ponta falha na proteção contra roubos de carros Tesla

A segurança dos veículos Tesla, que adotaram recentemente a tecnologia de rádio de banda ultralarga,…

5 horas ago

CSPs estão otimistas sobre uso de IA em telecomunicações

Os provedores de serviços de comunicações (CSPs) estão otimistas com relação à inteligência artificial. Mais…

6 horas ago

Scarlett Johansson vs. OpenAI: A luta contra as réplicas digitais

A recente controvérsia envolvendo Scarlett Johansson e a OpenAI levantou uma questão importante sobre o…

7 horas ago