Categories: Carreira

Entenda se sua profissão pode desaparecer até 2026

O avanço da tecnologia e transformação digital tem feito muitos profissionais questionarem se sua profissão podem ser substituída por máquinas nos próximos anos. Para tentar nortear a carreira desses trabalhadores, o LAMFO – Laboratório de Aprendizado de Máquina Aplicado a Finanças e Organizações – que faz parte da Universidade de Brasília (UNB), produziu uma pesquisa para responder qual é a probabilidade de automação das ocupações no Brasil até o ano de 2026. O material levou em conta a opinião especializada de 69 acadêmicos e profissionais atuantes em aprendizado de máquinas e os resultados, que abordam uma lista de mais de 2,6 mil profissões, estão disponíveis para consulta aqui na IT Trends.

 

 

Os números apontam que 30 milhões de empregos podem desaparecer em 7 anos. Além disso, essas profissões com maior risco de automação apresentam uma tendência de crescimento ao longo do tempo, o que poderá resultar em um elevado nível de desemprego nos próximos anos caso, os profissionais não se preparem para essa nova realidade. Para entender este cenário e como as pessoas podem se preparar para o futuro do trabalho, a IT Trends conversou com Pedro Albuquerque, coordenador do LAMFO.

Confira aqui qual a chance de a sua profissão desaparecer até 2026

No vídeo, o pesquisador faz um alerta para que as pessoas saiam de suas zonas de conforto e procurem por funções que não sejam  massantes e repetitivas, onde estão as maiores probabilidades de sumiço. A dica é que os profissionais foquem em atividades que envolvam habilidades humanas como capacidade de improviso e resolução de problemas, por exemplo. Ele, que diz não acreditar no que chama de “robocalipse”, afirma que prevê uma transformação gradativa da economia nos próximos anos que levará as pessoas que possuem uma profissão com alta probabilidade de automação a buscarem outras ocupações e profissões. Confira a entrevista e prepare-se:

Quem tem uma profissão com alta probabilidade de automação precisa sair da zona de conforto e pensar em ocupações que envolvam habilidades humanas como capacidade de resolução de problemas

 

[newsletter]

Recent Posts

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

1 hora ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

2 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

2 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

4 horas ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

5 horas ago

Como pedir budget de TI em empresas nacionais e globais?

Mais da metade (55%) dos líderes de TI classificam sua hierarquia na empresa como equivalente…

5 horas ago