Carreira: novas vagas serão criadas em 2019, aposta Robert Half
Confira as habilidades que as empresas buscarão no próximo ano e prepara-se para a demanda
O Índice de Confiança da Robert Half, empresa de executive search, mostra que definição sobre o cenário político brasileiro começa a dar um tom otimista para a economia e para o mercado de trabalho neste final de ano.
Os resultados da última edição do ICRH – Índice de Confiança Robert Half confirmam a afirmação. De acordo com o indicador consolidado, a confiança em relação aos próximos seis meses atingiu 55,3 pontos, o maior patamar da série, iniciada em agosto de 2017. O número é quase o dobro do registrado para a situação corrente, que foi de 28,6 pontos.
Assim, portanto, o avanço do otimismo dos recrutadores pode indicar projetos saindo da gaveta e a abertura de novas vagas. Segundo a pesquisa, 70% dos profissionais responsáveis por recrutamento nas empresas acreditam que 2019 será melhor do que 2018 com relação a oportunidades criadas.
Qualificação
A evolução do índice de confiança também indica a percepção de uma retomada, com a chegada de novos desafios e oportunidades. No entanto, para quem está em busca de uma movimentação ou recolocação no mercado de trabalho, é importante estar atento às exigências das empresas.
Bom conhecimento técnico, inglês avançado ou fluente e habilidades comportamentais necessárias, como boa comunicação, flexibilidade e resiliência, formam o profissional dos sonhos dos recrutadores. E não são todos que possuem esse conjunto de habilidades. De acordo com o levantamento, encontrar profissionais qualificados para as vagas disponíveis está entre as principais preocupações das empresas quando o tema é gestão de pessoas.