CIO é essencial para adoção de cloud, afirma Locaweb

Numa discussão que envolve uma série de opiniões, Gilberto Mautner, CEO da Locaweb, acredita que o CIO é peça fundamental para acelerar o processo de adoção de cloud computing dentro das grandes empresas.
Para Mautner, não é um segredo que as empresas de maior porte têm um grau de sofisticação maior quanto ao seu fluxo de dados e tecnologias em infraestruturas, e esses dois fatores geram grande complexidade quanto a migração para a nuvem. ?É uma questão de por onde começar e não uma barreira?, analisa. ?É natural que o CIO, numa situação dessas, tome mais cuidado para migrar?.
O grande equívoco é, segundo o CEO, afirmar que o CIO é uma espécie de rival ou dificultador da nuvem. ?É um movimento sem volta?, afirma. ?Há, claro, os executivos que ainda se veem reféns de cloud computing, mas é algo passageiro, pois a empresa que tiver ganho de escala em seu planejamento de negócios, terá que simplificar sua infraestrutura?, explica.
Outro ponto proposto como bastante claro pelo executivo é quanto à escolha da nuvem ideal para o negócio. ?O modelo privado é para empresas que tenham muitos dados para orquestrar e dinheiro disponível para investir, como uma Petrobras, por exemplo. Vejo o híbrido como a proposta ideal para grandes empresas, e o público é o chamariz para toda a proposta?, posiciona Mautner.
O atual momento da cloud computing em todo mundo passa por uma aceitação crítica dentro das diretorias de tecnologia, onde a adoção ou não está diretamente ligada ao quão crítico é a informação que será levada à nuvem, explica o CEO, que aposta que os próximos anos serão os esperados períodos de consolidação desta tendência.
Em linhas gerais, assim como todas as grandes tendências tecnológicas que envolvem o usuário final, Mautner diz que cloud computing, assim como a consumerização, é também uma discussão que deve passar pelas áreas de recursos humanos das empresas. ?Estipular quem faz o que e como, é um alinhamento entre RH e CIO, pois um conhece pessoas e o outro a tecnologia?, esclarece.
Neste quesito, fica a dica para o canal: ?Computação na nuvem é uma mudança comportamental do negócio e, neste sentido, as áreas de tecnologia e recursos humanos passam a ser parte do business. É um alinhamento geral e um diferencial para canais que saibam tratar toda essa estrutura com igual cuidado na hora de implementar ou até mesmo iniciar uma negociação?, afirma Mautner.
Outro ponto, que não é de estranheza para o CEO da Locaweb, são as pequenas empresas que já nascem na nuvem ou migram mais rapidamente para ambientes em cloud. ?Novamente, falamos da quantidade de dados na rede?, pontua. ?Não é um mistério?.
Encerrando a discussão, Mautner diz que o CIO tem uma preocupação muito forte com a continuidade dos negócios, pois é o cara que entende e traz inovação para as empresas, sendo o ?grande parceiro da Locaweb? em inúmeros projetos. ?Se hoje a extensão dos negócios é feita através da tecnologia, temos nosso ponto focal dentro das corporações?, finaliza.
