Amazon chega com discurso de investimento de longo prazo

A Amazon trouxe sua nuvem à América do Sul com a promessa de investimentos de longo prazo. ?Esse é só o começo dos negócios por aqui?, projeta Andy Jassy, vice-presidente sênior da divisão de serviços em nuvem da provedora, citando alguns milhares de clientes já atendidos na região por meio de infraestruturas localizadas nos Estados Unidos, Europa e Ásia.
Sem entrar em detalhes, o executivo cita que dois data centers localizados no estado de São Paulo atenderão empresas sul-americanas na oferta do AWS (Amazon Web Services). A expectativa é ter mais DCs que venham garantir a disponibilidade dos serviços e diminuir em cerca de 70% a latência aos usuários da região. Na carteira de clientes locais figuram companhias como Gol Transportes Aéreos, Peixe Urbano, o portal R7 e a instituição financeira Orama.
ISVs (sigla no inglês para desenvolvedores independentes de software) e integradores fazem parte da estratégia. A provedora já fomentava um ecossistema local de parceiros mesmo antes da abertura da subsidiária. Na lista de aliados regionais figuram companhias como Avanxo, Accenture, CI&T, Concrete Solutions, Deloitte, Dedalus Prime, Dextra, Infor, Genexus, Globant, MPL, Lumis, Oracle, Summa e Uptodate Consulting. Jassy acredita que esse ambiente ganha novo fôlego agora.
A América do Sul é a oitava região geográfica dentro da oferta de plataforma global de computação em nuvem da Amazon. Criada em 2006, a AWS oferece mais de 21 diferentes serviços, incluindo Elastic Compute Cloud (Amazon EC2), Simple Storage Service (Amazon S3) e Relational Database Service (Amazon RDS).
Os negócios na América do Sul serão comandados pelo ex-diretor da divisão corporativa do Google, José Nilo Martins. A operação conta também com José Papo na posição de evangelista técnico, além de times de vendas e marketing.
